Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gerente da base do Vasco justifica a juventude do time para a Copa São Paulo sub-20: ‘Qualidade, e não idade’

Média de idade do time que vai para a Copinha é inferior a 18 anos, o que parece não preocupar o dirigente cruz-maltino

Rodrigo Dias chegou ao Vasco para substituir Carlos Brazil, que voltou ao clube (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

A lista dos 22 jogadores que viajam segue a sete chaves, mas a presença de 11 atletas com até 17 anos no grupo de 30 que se preparam indica: o Vasco terá uma equipe com média de idade baixa na Copa São Paulo de Juniores que está para começar. E o gerente da base cruz-maltina, Rodrigo Dias, explica o contexto.

- De fato temos média de idade relativamente baixa, mas o critério que utilizamos é a qualidade, e não a idade. Por termos passado por um processo de reformulação no sub-20 este ano e o sub-17 ter disputou quatro finais e ganhado duas, é natural que esses atletas mais novos ganhem mais espaço. Foram credenciados pelos resultados, bom desempenho e por serem atletas com talento e potencial - afirmou, nesta quarta-feira.

O grupo que está em treinamento conta com jogadores mais conhecidos, como Vinícius e Figueiredo, mas também conta com Rayan, de 15 anos. Rodrigo entende que o sucesso recente da equipe sub-20 esvaziou a qualidade da categoria, que passou a servir ao time principal.

- Quando a equipe sub-20 é campeã da Copa do Brasil e da Supercopa (de 2020, mas disputada no último fevereiro), sobem a maioria dos atletas que participaram ativamente. Há um processo de reformulação que é natural. Vamos com uma equipe com média de idade de 17,9 anos e prezamos pela qualidade - emendou Rodrigo.

-> Confira a classificação final da Série B do Campeonato Brasileiro profissional

De fato, é frequente a utilização e a tentativa de aproveitamento de jogadores da base do Vasco no time profissional. A geração atual do sub-20 tenta seguir o embalo.

- Com certeza essa garotada vai dar bons frutos para o nosso Vasco, vai honrar a camisa. E sabemos que vão ter sucesso também fora do Vasco quando chegar uma proposta interessante, que tradicionalmente vemos o mercado do exterior vir em busca dos nossos atletas - projetou Rodrigo.

O Vasco estreia na Copa São Paulo de Juniores no dia 5 de janeiro, contra o Lagarto (SE). O Cruz-Maltino está no grupo 24, em Santana do Parnaíba.