Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco envia esclarecimentos sobre canto homofóbico ao STJD

Procuradoria do Tribunal deve se manifestar até segunda-feira sobre denúncia ou arquivamento após relato em súmula de que a torcida cruz-matina ofendeu tricolores

No domingo, Vanderlei Luxemburgo pediu à torcida que não cantasse 'time de viado' (Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

O Vasco enviou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) os esclarecimentos cobrados pelo órgão após o canto homofóbico da torcida no jogo contra o São Paulo. O prazo era até esta quinta-feira, e a Procuradoria deve se posicionar sobre o tema até a próxima segunda-feira.

De posse do documento, o procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua tem como próximos passos abrir denúncia ou arquivar o processo. Caso denunciado, o Vasco pode até perder os três pontos da partida, conforme artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

A favor do Vasco pesam as atitudes imediatas após o canto, o fato de a torcida não ter repetido e os atos em sequência. O locutor do estádio e o placar eletrônico pediram para a torcida não prejudicar o clube - o locutor foi específico em relação a cantos homofóbicos.

Após a partida, a diretoria vascaína emitiu uma nota de repúdio à homofobia. Mais recentemente, um vídeo foi divulgado nas redes sociais com Talles Magno, Leandro Castan e Fernando Miguel, três dos jogadores mais queridos pela torcida atualmente, afirmando que eles e o clube lutam contra a homofobia.