Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Entenda como funciona o julgamento no atual edital sobre a concessão do Complexo Maracanã

Flamengo, Fluminense e Vasco estão de olho no julgamento desta quarta-feira, no TCE-RJ, para se movimentarem nos bastidores

Concessão do Maracanã é alvo de polêmicas (Foto: AFP)
Escrito por

O Governo do Rio propôs alterações no edital do processo de licitação do Maracanã. O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) decidirá, nesta quarta-feira, se as modificações serão aceitas para dar prosseguimento aos trâmites ou se continua suspenso.

+ Com proposta para deixar o Vasco, Anderson Conceição treina separado do elenco

As alterações estão mantidas sob completo sigilo e só serão publicadas caso o TCE-RJ decidir aceitar as alterações propostas pelo Governo do Rio. Atualmente, o edital que está publicado ainda é o do ano passado.

Segundo informações apuradas pelo LANCE!, no edital constam trechos que aumentam a polêmica envolvendo o Maracanã. O peso da proposta técnica é maior do que o da proposta financeira. Segundo o documento é 60% a 40%. Com isso, a pontuação também é maior para a proposta técnica. Nela o concorrente pode receber de 0 a 170 pontos, enquanto na financeira de 100 a 115.

Nestes termos, o concorrente que tem 70 jogos por ano no estádio, com a intenção de prestigiar a vocação esportiva e o interesse da população em relação ao local, deve receber a melhor nota. Em tese, Flamengo e Fluminense levam vantagem sobre o Vasco neste quesito.

+ Goleiros do Vasco: Léo Jardim divide a opinião dos torcedores, que pedem mais chances para Ivan

O desejo do governador Cláudio Castro é que o concorrente vencedor priorize a vocação esportiva do Maracanã. Além disso, a autoridade prefere que o estádio seja administrado por clubes de futebol em vez de empresas - relembre aqui.

Para calcular a nota final, há uma fórmula. Confira na imagem a seguir.

Fórmula para calcular nota final (Foto: Reprodução/Edital do Maracanã)

No caso de empate entre duas ou mais propostas, a preferência será pela que o concorrente demonstrar maior expertise na gestão de estádios de futebol e arenas multiuso. No atual edital, a análise será feita conforme a tabela abaixo.

Critérios para analisar desempate (Foto: Reprodução/Edital do Maracanã)

Em caso de um novo empate, mais uma polêmica. O concorrente vencedor será o que apresentar a melhor proposta técnica. A proposta financeira não será levada em conta para critério desempate. E se um novo empate persistir, um sorteio será feito nos termos da lei.

O edital do Complexo Maracanã prevê um contrato de concessão de uso de bem público pelo prazo de 20 anos. O valor mínimo é de R$ 100.643.500,00, o que dá, aproximadamente, R$ 5 milhões ao ano.