Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco enfrenta Chape para quebrar tabu em Campeonatos Brasileiros

Cruz-maltino nunca venceu o rival catarinense em partidas pelo Campeonato Brasileiro. Após goleada contra Racing, Zé Ricardo terá os retornos de Erazo e Thiago Galhardo

Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Escrito por

Momento de virar a página. Vivendo temporada de altos e baixos, o Vasco tem motivos para voltar sua atenção para o Campeonato Brasileiro. Após vencer o Atlético-MG na primeira rodada, o clube tem a chance de quebrar um tabu que, apesar de não ser longo, tem incomodado: nunca conseguiu vencer a Chapecoense no principal torneio do país. As equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena Condá, com transmissão em tempo real do LANCE!

A Chape debutou na primeira divisão apenas em 2014 e de lá para cá foram quatro partidas disputadas e nenhuma vitória cruz-maltina. Na Arena Condá, palco do duelo deste domingo, foram duas derrotas em dois jogos. A única vitória do Vasco na história aconteceu em 19 de março de 1978, quando venceu um amistoso por 3 a 1, em Santa Catarina. 

Na última edição do Campeonato Brasileiro, os catarinenses saíram com dois bons resultados: empate por 1 a 1 em São Januário, vitória pro 2 a 1 na Arena Condá. Contratado nesta temporada, o volante Bruno Silva não esteve presente nesses duelos, mas quer acabar com a seca de vitórias da equipe cruz-maltina contra o rival. 

- Vamos em busca de mais três pontos contra a Chapecoense, que possui um time bem treinado e qualificado. Se trata de uma equipe perigosa e justamente por conta disso precisamos estar atentos em todos os detalhes da partida. Se fizermos o nosso jogo, repetindo a atuação de São Januário, acredito que podemos vencer - afirmou Bruno Silva.

Apesar do Campeonato Brasileiro ter começado há pouco tempo, quebrar tabus não é novidade para o Vasco. Na primeira rodada, carregava um retrospecto ruim de não conseguir vencer em aberturas do torneio desde 2013. Resultado: conseguiu a vitória contra o Atlético-MG, em São Januário. Pode ser um bom sinal e caminho a ser seguido por Zé Ricardo. 

Zé Ricardo terá retornos de Erazo e Thiago Galhardo

Para buscar a vitória contra a Chapecoense e deixar de lado a goleada sofrida na Copa Libertadores, o técnico Zé Ricardo terá o retorno de dois atletas que podem começar entre os titulares. Tratam-se de Erazo, que não atuou contra o Atlético-MG, no último domingo, e Thiago Galhardo, que foi desfalque contra o Racing, na quarta-feira. 

No caso do zagueiro, o contrato de empréstimo previsto pelo Atlético-MG afirmava que, caso entrasse em campo, o Vasco teria que pagar R$ 1 milhão ao clube mineiro. Werley foi o titular na ocasião. Já Thiago Galhardo sofreu uma pancada na cabeça e não foi relacionado para a partida na  Argentina. O meia se diz recuperado do susto e à disposição do treinador. 

- Minha família ficou muito preocupada com tudo que aconteceu. Foi um susto grande, o pior momento que passei na minha carreira, sem dúvidas. Vi o replay do lance depois e fiquei ainda mais impressionado. O importante é que já estou recuperado e me sentido bem. Queria ter viajado para a Argentina, mas era preciso seguir o protocolo de ficar 48 horas em observação. Agora estou pronto para ajudar o time - declarou o armador.

Outra provável mudança será no esquema tático. A ideia de atuar com três volantes não deu certo contra o Racing e não será mantido diante da Chapecoense. No último treino, Bruno Silva e Evander deixaram a equipe para entrada de Rafael Galhardo - adiantando Yago Pikachu - e Rildo. 

De olho no rival

O começo da temporada para a Chapecoense foi decepcionante. O time foi eliminado ainda na Pré-Libertadores, deixou escapar o título do Campeonato Catarinense e ainda estreou no Brasileirão com uma derrota, de 5 a 1, para o Atlético-PR. A pressão por um resultado positivo em casa é grande.

O técnico Gilson Kleina conta com o bom retrospecto da equipe na Arena Condá para conseguir a vitória. Nas quatro edições da Série A disputadas pela Chapecoense, o time somou 196 pontos, sendo que 123 pontos, cerca de 62,7%, foram conquistados diante de sua torcida.

Cabe ressaltar que nas últimas cinco partidas, o Verdão do Oeste sofreu treze gols. A defesa vazada é um dos problemas que o técnico Gilson Kleina tentou corrigir para o duelo com o Vasco, neste domingo.

O atacante Leandro Pereira pode fazer sua estreia durante a partida contra o Cruz-Maltino. O jogador voltou ao clube depois de três anos e já está à disposição do comandante alviverde.

Inicialmente, Kleina deve escalar a equipe com: Jandrei, Apodi, Rafael Thyere, Douglas e Bruno Pacheco; Amaral, Márcio Araújo e Canteros; Arthur Caike, Vinícius e Wellington Paulista.