Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Efeito torcida’ não pode iludir, mas impulsiona o Vasco a entrar de vez na briga pelo acesso à Série A

Com apoio da arquibancada de São Januário, o time cruz-maltino teve atuação sólida na vitória sobre o Goiás. Só que os piores desempenhos do time vinham sendo fora de casa

Torcida, no segundo plano da foto, apoiou os jogadores do Vasco o jogo contra o Goiás todo (Rafael Ribeiro / Vasco)
Escrito por

Fazia tempo que o Vasco não arrancava sorrisos verdadeiros de seu torcedor. Fazia tempo também que este mesmo torcedor não podia apoiar o time como sempre fez. Não é coincidência. Mais do que a vitória, a atuação do Cruz-Maltino contra o Goiás mostrou que o apoio da arquibancada pode ser o elemento que faltava para fazer o time conquistar o ainda difícil acesso.

O time hoje comandado por Fernando Diniz não era um mau mandante nesta Série B do Campeonato Brasileiro. Mas desempenho como o que se viu em São Januário, na noite da última segunda-feira, talvez só contra o Guarani (4 x 1) ou contra o CRB (3 x 0). Talvez. O volume criado e a consistência defensiva foram notórios.

E o treinador ainda ganhou variações táticas ao deslocar Marquinhos Gabriel para a ponta e montar o meio-campo com dois volantes de origem, mesmo que no mesmo desenho 4-1-4-1. E o time ainda teve a sorte a seu favor: se aquele cabeceio de Nicolas vai um pouco mais baixo... mas sorte faz parte. Para subir, também ela será necessária.

-> Confira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

Mas que ninguém se iluda. Aliás, o treinador já chegou na entrevista coletiva pós-vitória freando a possível empolgação externa. Além de a montanha seguir alta, o gargalo maior do Vasco não vinha sendo os jogos em casa, onde poderá ter mais apoio, agora com público. Como visitante é que o time tem pontuação das piores da Série B.

E sobre a torcida: o apoio chegou a emocionar um futebol brasileiro de um ano e meio quase sempre frio na arquibancada. Mas a aglomeração de três mil pessoas certamente não será ignorada pelas autoridades. A ver as consequências.