Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contra a maré da experiência, Matías Galarza se consolida rapidamente entre os titulares do Vasco

Paraguaio aproveitou as chances e correspondeu com sobras às expectativas de cada momento. Oferece a Marcelo Cabo disposição na marcação e chegada na área

Galarza tem tido início de jornada como profissional de grande destaque (Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Os jogos e semanas foram passando, os jogadores mais experientes foram entrando na equipe e, pouco a pouco, o time do Vasco foi envelhecendo. Na defesa, Léo Matos, Ernando, Leandro Castan e Zeca; no ataque, Cano; no meio-campo, Marquinhos Gabriel. Mas exatamente neste setor um jogador foi contra o fluxo: Matías Galarza surpreendeu, ganhou espaço e justifica a titularidade.

O paraguaio de 19 anos completados há dois meses entrou no intervalo do primeiro jogo da temporada e participou de praticamente todo o segundo - ambas as partidas disputadas pela equipe sub-22. Após três jogos sem sair do banco, fez um golaço contra o Macaé, mesmo entrando no final e ficando menos de dez minutos em campo.

Titular no jogo seguinte, fez mais um gol e a vaga entre os 11 iniciais pareceu se confirmar contra o Fluminense. E o caçula também começou a partida eliminatória contra o Tombense, na última quarta-feira.

- O Matías fez um excelente jogo. O que ele mais entrega, além da técnica, é a intensidade. Ele conseguiu quebrar linhas, construiu por dentro, foi um "8" com a bola, um "8/10". É um jogador jovem, evolui de parte a parte, mas nos dá muita entrega no conjunto. É um jogador muito importante - valorizou o técnico Marcelo Cabo.

-> Confira a tabela do Campeonato Carioca

Quando o treinador fala da intensidade e das funções táticas de "8" ou "10", o mapa de calor do site Footstats comprova. Galarza entrou na área duas vezes na partida contra o Tombense, por exemplo. Andrey, que atuou naquela função contra a Caldense, não se aproximou da meia-lua em nenhuma ocasião, embora também tenha sido bastante móvel.

Mapa de calor de Galarza contra o Tombense (Reprodução/Footstats)

Hoje, a dupla de volantes titulares do Cruz-Maltino é composta pelos dois. Mas Andrey, em boa fase, recua mais. Galarza, de virtudes já citadas, acaba por ter mais liberdade. Eles se complementam e o Vasco tem se dado bem desta forma.