Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Continuamos a ‘enxugar gelo’ diante da violência no futebol’, diz sociólogo

Autor do livro 'A Violência no Futebol: Novas Pesquisas, Novas Ideias, Novas Propostas', Mauricio Murad exige identificação e punição dos criminosos: 'Perda de mando generaliza punição'

Reprodução
Escrito por

O vandalismo ocorrido em São Januário comprova que continuamos a “enxugar gelo” diante da violência. O clássico entre Vasco e Flamengo trouxe uma série de fatores que ajudaram a culminar em uma tragédia.

Houve uma fiscalização precária, que permitiu a entrada indiscriminada de bombas. Como foi permitido isto? A torcida do Vasco dava sinais de descontrole durante a etapa final. A polícia , mesmo despreparada, agiu para reprimir e, ao menos, evitou que o massacre tivesse dimensões maiores, não deixando que torcedores invadissem o campo.


O mandatário Eurico Miranda fez bem ao dizer que “isso não é Vasco”. Mas, se sabia de grupos opositores,era obrigação dele avisar à polícia, e não usar como artifício político.

Punir com a perda de mandos do estádio tem um valor simbólico, por exigir que os clubes deem segurança aos torcedores. No entanto, esta postura acaba generalizando as punições. A maioria que está em um estádio não vai brigar, as imagens comprovam isto.

É preciso punir cada criminoso. As imagens contribuem para a identificação destes bandidos. Com bandidos cada vez mais infiltrados nas organizadas, a sensação é de que estamos diante de uma tragédia anunciada. Não serão canetadas como torcida única que impedirão cenas tristes como as vistas neste fim de semana. A cada episódio de violência, resta perguntar: "até quando?".


Mauricio Murad é sociólogo e autor do livro "A Violência no Futebol: Novas Pesquisas, Novas Ideias, Novas Propostas".