Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conheça a história de Seu Antônio e o ‘Bar do Vasco’ na cidade de Pinheiral

LANCE! visita estabelecimento e desvenda os sonhos do humilde empresário, torcedor vascaíno e que carrega muitos sonhos até o clube conseguir retornar para a Série A

Seu Antônio em seu bar com decoração do Vasco em Pinheiral, no sul do Rio (Foto: David Nascimento/LANCE!Press)
Escrito por

A menos de 500 metros do CT João Havelange, onde o Vasco faz a sua pré-temporada há quatro anos na pacata cidade de Pinheiral, no sul do Rio de Janeiro, Seu Antônio José de Oliveira, de 66 anos, administra o “Bar do Vasco”. Torcedor fanático desde a infância, ele recebeu a reportagem do LANCE! ao lado da esposa, Maria de Fátima, 62, com uma simplicidade vista apenas no interior. Nas primeiras palavras, Antônio se emociona apenas de falar do seu amor:

– Sou vascaíno doente desde que me conheço por gente. Com meus pais, ouvia no rádio de pilha os jogos do Vasco e me emociono até hoje. Como nunca tive condições financeiras, ainda não consegui realizar meu sonho de ir no estádio. Mas apenas de ver o time ganhando eu fico feliz. É o que importa, né?

‘Pinheiral e Vasco combinam. E o meu amor pelo clube nunca irá acabar’, disse Seu Antônio, dono do bar

O espaço do bar é pequeno e humilde, típico de interior. Mas mesmo assim, em cerca de 20 metros quadrados, a paixão pelo Vasco pode ser percebida por qualquer um. São mais de 100 referências ao clube, entre adesivos, faixas e bandeiras, com até inscrições na mesa de sinuca. A geladeira, desgastada com o tempo, também dá o sinal.

Na estrada bastante irregular, seu Antônio revela um sonho: algum dia, poder contar com a presença de algum jogador do Vasco em seu bar. Nem que seja apenas para dar um oi. Antes que este dia chegue, ele quer reformar o local, trocar a TV de tubo de 14 polegadas e colocar uma tela plana de 40. Tudo para ver o time voltar à Série A.

CONFIRA ABAIXO GALERIA ESPECIAL DO BAR VASCAÍNO EM PINHEIRAL (RJ)
(Fotos: David Nascimento/LANCE!Press)

- Aqui passo apenas jogos do Vasco. Nada de Flamengo, Fluminense, Botafogo... Aqui é só Vasco. Estou juntando dinheiro todo mês para trocar a televisão. Vamos voltar para a Série A e fazer a festa.

Com o retorno à Série A, Seu Antônio, Pinheiral e toda a torcida do Vasco pelo mundo irá fazer a festa.

BATE-BOLA
SEU ANTÔNIO
DONO DO BAR, AO LANCE!


‘Amo o Vasco desde quando nasci. O clube é a minha história de vida’

Como surgiu a ideia de fazer um bar com a decoração do Vasco?
Amo o Vasco desde quando nasci. Queria homenagear o clube de alguma forma, e decidi em fazer esse bar com as decorações. O Vasco é a minha história de vida, nunca escondi isso de ninguém. Minha esposa que queria um bar normal, mas a convenci (risos).

Como é que fica o bar em dias de jogos do Vasco?
Bem animado e cheio. A movimentação aumenta de maneira significativa. Até que poderia ter jogos do Vasco todos os dias, para que fosse possível ter essa movimentação diariamente. Isso é muito legal.

Pensa em sair de Pinheiral em algum dia, quem sabe ir para a capital, para poder ir a São Januário acompanhar de perto os jogos?
Pinheiral é minha vida, sair daqui não penso não. Mas quem sabe, um dia, eu pegue a estrada e vá até São Januário vê o jogo do meu Vasco. Ainda mais se for em uma partida sobre o Flamengo, porque ganhar deles é muito mais gostoso. Muito mais mesmo.