Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Confira os desafios do Vasco para o segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro

Dificuldades filosóficas, burocráticas e dentro de campo margeiam um time que está na segunda posição da Série B do Campeonato Brasileiro, a sete pontos do quinto colocado

No último jogo, o Vasco empatou com o Ituano Foto: Daniel RAMALHO/CRVG)
Escrito por

O primeiro turno desta edição da Série B do Campeonato Brasileiro chegou ao fim com o Vasco na segunda posição. São 35 pontos nos 19 jogos disputados. Nove vitórias, oito empates e duas derrotas. Ataque de 19 gols marcados, média de um por jogo, e defesa de 11 sofridos. É a quinta melhor da competição. Sete pontos de vantagem para o quinto colocado. Mas, para além dos números, no que o Cruz-Maltino precisa evoluir no returno? Analisamos.

Para começo de debate, o ataque. O time foi ofensivamente econômico ao longo não só do campeonato, mas da temporada até aqui. Embora letal, foi pobre em volume. A estreia de Alex Teixeira, provavelmente em dez dias, contra a Chapecoense, é o símbolo dessa esperança.

Mas neste mesmo momento do jogo - o ofensivo - mora um perigo para o Vasco administrar. Existe um processo em construção no time, e assumido pelo próprio técnico Maurício Souza, de tornar o time mais presente no ataque. Isso, em tese, é bom. O problema é que o time vem sofrendo defensivamente nestas primeiras semanas do comandante da equipe. E a relação é direta.

- Vi um time que conseguiu trocar mais passes, criar mais. Vi recorde de trocas de passes. Isso tudo mostra evolução - analisou Maurício, após o empate com o Ituano.

Outro problema com o qual o Cruz-Maltino precisa lidar é o elenco curto. A presença de Marlon Gomes e Eguinaldo nos dois últimos jogos, e a entrada da dupla no último jogo representa isso. Nas últimas semanas, Bruno Nazário, Vitinho e Isaque, três meias, deixaram o clube. Eram pouco utilizados, mas fazem falta em momentos de suspensões e lesões dos titulares.

Mais recentemente, Riquelme, único reserva de Edimar, vai precisar passar por cirurgia. Pelos motivos citados, o Vasco deverá ir ao mercado. O problema é que, no momento, o clube enfrenta uma punição da Fifa. Não pode inscrever nem Alex Teixeira.

-> Confira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

E muitos mais problemas não há. Como o próprio Maurício Souza disse na última entrevista coletiva, o quinto colocado deve estar mais preocupado com o Vasco do que o contrário. Tanto que o segundo colocado é o time de São Januário.