Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco é condenado a pagar valor milionário a Alberto Valentim

Em sentença da tarde desta quinta-feira, juiz do TRT-1 condena Cruz-Maltino a pagar quase R$ 1,5 milhão ao treinador, hoje no Botafogo. Cabe recursos em instâncias superiores

Valentim quando esteve no comando do Vasco (Foto: Andre Melo Andrade/AM Press/Lancepress!)
Escrito por

O técnico Alberto Valentim ganhou R$ 1.457.455,14 do Vasco. O clube foi condenado na tarde desta quinta-feira pelo juiz Marcelo José Duarte Raffaele, da 64ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região (TRT-1). O magistrado deferiu a favor do treinador férias, 13º, multas, dentre outros pontos. Cabe recursos em instâncias superiores, já que esta decisão foi em primeiro grau.

Este processo é um dos últimos que se enquadram no novo ato trabalhista conquistado pelo Vasco. A decisão do deferimento do ato foi datada de 7 de agosto deste ano, Alberto Valentim ajuizou a ação no dia 15 de agosto, mas a publicação do ato no Diário Oficial do TRT-1 foi somente no dia 21 de agosto - ou seja, somente os processos que foram ajuizados depois desta data que não são embarcados pelo ato trabalhista. 

Na sentença, o juiz detalhou as condenações do Vasco em "pagar as férias mais 1/3 (8/12), 13º salário (4/12), FGTS de todo o período acrescido de 40% (compensando-se o valor depositado), salário retido (março de 2019), saldo de salário (22 dias do mês de abr/2019) e multa do art. 477, § 8º, da CLT". O magistrado destacou que "todas as parcelas retro, exceto o FGTS, mas inclusive a indenização substitutiva de 40% sobre o FGTS e a multa do art. 477, § 8º, da CLT, serão acrescidas de 50%, na forma do art. 467 da CLT".

Também foi destacado na condenação pelo juiz a obrigação do Vasco em pagar a multa rescisória estabelecida em contrato a Alberto Valentim: "A multa rescisória, na forma contratada entre as partes, era de três salários mensais, o que deve ser observado em respeito à liberdade contratual das partes (...) Condena-se a reclamada a pagar a multa contratual fixada em contrato, aplicando-se igualmente a sanção do art. 467 da CLT".

A saída de Alberto Valentim do Vasco foi no dia 21 de abril deste ano, ficando aproximadamente oito meses à frente do clube de São Januário. Durante este período que comandou o Cruz-Maltino, o treinador conquistou 18 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, em um total de 42 partidas disputadas. Hoje, ele é técnico do Botafogo.

> Confira a seguir a íntegra da decisão que o LANCE! teve acesso!

NOTA DA REDAÇÃO: Diferentemente do publicado inicialmente, após o trânsito em julgado, caso não haja reforma após recursos cabíveis em instâncias superiores, o processo será incluso no novo ato trabalhista conquistado pelo Vasco, não correndo riscos para penhoras neste caso. O LANCE! pede desculpas pelo erro. A reportagem foi corrigida no dia 18 de outubro de 2019.