Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com os ‘pés no chão’, Vasco estreia na Série B contra o Sampaio Corrêa

Franco favorito ao título da Segundona, técnico Jorginho tenta frear empolgação do Vasco, bicampeão carioca e invicto há 26 partidas

Vasco estreia na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Sampaio Corrêa, no Castelão
Escrito por

Neste sábado, às 16h, que o Vasco inicia sua longa caminhada de volta para a Série A do Campeonato Brasileiro. No Castelão, em São Luís, o Gigante da Colina entra em campo como franco favorito ao título da Segunda Divisão. O primeiro adversário será o Sampaio Corrêa, do treinador Petkovic.

A expectativa em torno do acesso - e até da conquista do título - sem sustos é respaldada pelo bom trabalho feito por Jorginho e Zinho desde agosto de 2015. Apesar do rebaixamento, a dupla conta com a confiança da diretoria, da torcida e dos jogadores. Além disso, a experiência do elenco é um dos fatores que pesa a favor do Cruz-Maltino.

Os comandantes, no entanto, demonstram preocupação em frear o entusiasmo em torno do time bicampeão carioca e que não sabe o que é perder há 26 partidas.

– Muitos acham que vai ser fácil a Série B, mas não é assim. Temos obrigação por sermos uma grande equipe. Não será fácil. O tempo todo chamamos a atenção deles para que estejam concentrados, mantenham a intensidade – comentou Jorginho.

Nos últimos dias, o Vasco já teve um aperitivo do que enfrentará ao longo da temporada. Após vencer o CRB na quarta-feira pela Copa do Brasil, a delegação deixou Maceió e foi direto para São Luís. N sexta não pôde treinar no palco do jogo, o Estádio Castelão. O técnico Jorginho lamentou o episódio.

– Em cima da hora, já estávamos dentro do ônibus, ele liberaram, mas aí a gente não quis mais. Foi uma falta de respeito. Se o Sampaio precisar no Rio, vamos disponibilizar um local. Vamos jogar sem conhecer muito o gramado. A Série B já começou. Se queremos voltar para primeira, temos que superar esses obstáculos – declarou Jorginho.

Dentro das quatro linhas, o técnico Jorginho tem um principal problema para escalar a equipe do Vasco. O zagueiro Luan, lesionado, está fora da partida contra o Sampaio Corrêa. A tendência é que Rafael Vaz, autor do gol do título Estadual, atue ao lado do capitão Rodrigo.

Assim como Luan, Martin Silva foi poupado do jogo no meio de semana. O camisa 1, por sua vez, recuperou-se bem das dores na coxa direita e defenderá a meta do Vasco. O trio - defensivo - Martin Silva, Luan e Rodrigo - é o mesmo que formou a zaga do Cruz-Maltino na campanha de 2014 na segunda divisão nacional.

Artilheiro do Vasco na temporada, Riascos pode se despedir do Vasco hoje, já que seu vínculo com o Vasco será encerrado e o clube ainda não entrou em acordo com o Cruzeiro.

DESPEDIDAS E REENCONTROS NO SAMPAIO CORRÊA

O volante Arlindo Maracanã, um dos maiores ídolos da história do Sampaio Corrêa, e que já atuou no Vasco, escolheu a abertura da Série B do Campeonato Brasileiro para encerrar sua carreira. Mesmo começando no banco, o jogador, de 37 anos, vê a partida como uma boa hora para a despedida, visto que, para ele, o Cruz Maltino é o melhor time do Brasil atualmente.

- Na minha opinião, o Vasco é a melhor equipe do Brasil nesse momento. Campeão carioca, candidato ao acesso à Série A e ao título da Série B. Então, o Sampaio vai enfrentar dificuldades. Esperamos que a gente possa fazer um grande e jogo e conseguir essa vitória que nos dará a oportunidade de começar bem a Série B - afirmou em sua última coletiva como jogador.

Além deste adeus, a partida marca o reencontro de outros dois ex-vascaínos com o clube. Um dentro e outro fora do campo. Dentro, o lateral-esquerdo Guilherme Santos, cria da base vascaína. Fora, o técnico Petkovic, campeão carioca em 2003 e principal jogador do clube em 2004.

Para o jogo, Pet esconde algumas cartas. No último treinamento antes da partida, nesta sexta-feira, o zagueiro Luiz Otávio treinou normalmente, recuperado de lesão muscular, e vai para o jogo no lugar de Rodrigo Arroz.

O atacante Carlos Alberto não treinou nesta sexta, mas o exame no braço direito não apontou qualquer lesão e ele vai para o jogo.

- Contra o Vasco, a gente vai tentar jogar de novo o nosso futebol. Mas vamos buscar anular as qualidades deles, que é difícil, porque eles têm jogadores de qualidade. Não tenho a escalação definida só momentos antes da partida - afirmou.

FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA X VASCO DA GAMA

Local: Estádio do Castelão, em São Luís (MA)
Data-hora: 14/05/2016, às 16h
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Vaneide Vieira de Gois (SE)

SAMPAIO CORRÊA: Rafael; Léo Rodrigues, Mimica, Luiz Otávio e Guilherme Santos; Diego Lorenzi, Levi, Daniel Barros e Pedrinho; Edgar e Carlos Alberto. Técnico: Petkovic

VASCO: Martin Silva; Madson, Rafael Vaz, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos. Técnico: Jorginho.