Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Clássico contra o Flamengo pode ser um divisor de águas para o Vasco

Classificado pelo presidente Eurico Miranda como um 'campeonato à parte', partida tem peso grande. Por isso, vitória dá moral e pode marcar arrancada do Cruz-Maltino no ano

(Foto: Paulo Fernandes/Vasco)
Escrito por

O clássico entre Vasco e Flamengo tem um peso grande. Tanto que o presidente vascaíno, Eurico Miranda, classifica a partida como um 'campeonato à parte'. Por isso, uma vitória contra o rival pode funcionar como um divisor de águas para o Cruz-Maltino, dando moral para o início de uma nova fase da equipe após o início ruim na temporada.

O zagueiro Jomar conta que o espírito da equipe já está melhor desde o jogo contra o Botafogo, no último domingo. O jovem admite que um triunfo contra o rubro-negro vai dar uma motivação a mais para o time ir em busca do tricampeonato carioca.

- Com certeza pode ser um divisor de águas. A motivação começou já na partida contra o Botafogo. Eu creio que a gente ganhando vai motivar ainda mais a gente para conseguir reerguer o time para lutar pelo Campeonato Carioca – comento o jovem, destacando a importância da partida e garantindo que o Vasco tem condições de vencer.

- É um campeonato à parte, mas se resolve dentro de campo. Será um jogo difícil, dois times grandes. Podemos fazer um grande jogo e sair com o resultado positivo - completou.

Para o duelo, o Cruz-Maltino deve apresentar mais do estilo de jogo do técnico Milton Mendes. Com apenas três treinos do treinador, a equipe já mostrou certa evolução contra o Madureira, apesar de ainda contar com antigos problemas. Com mais tempo, a tendência é que o futebol melhore com as ideias do novo comandante.

Retrospecto recente pode servir como inspiração

O Vasco vem levando a melhor sobre o Flamengo nos confrontos recentes. Nas últimas 10 partidas, o Cruz-Maltino só perdeu uma, justamente a última, por 1 a 0, pela semifinal da Taça Guanabara deste ano.  No entanto, há mais uma coisa positiva nesses jogos: quando o time de São Januário chegou em momento ruim em alguns deles, acabou saindo com a vitória.

No primeiro 'Clássico dos Milhões' do Brasileirão de 2015, o Cruz-Maltino ainda não tinha vencido após 10 rodadas, quando derrotou o Rubro-Negro por 1 a 0, com gol de Riascos. No segundo turno, o Vasco, que estava brigando contra o rebaixamento e vinha de uma goleada de 3 a 0 para o São Paulo na Copa do Brasil, acabou batendo o Fla por 2 a 1. Emerson Sheik abriu o placar, e Rodrigo e Nenê garantiram a virada vascaína.

Ainda em 2015, o Cruz-Maltino venceu o Flamengo por 1 a 0 no primeiro confronto pelas oitavas da Copa do Brasil após uma sequência de cinco tropeços no Brasileiro, com gol de Jorge Henrique. Antes do jogo de volta, o Vasco levou 3 a 0 do Goiás, mas garantiu a classificação contra o Rubro-Negro com empate em 1 a 1, graças a cabeçada certeira de Rafael Silva.

O Vasco enfrenta o Flamengo no próximo domingo, às 18h30, no Mané Garrincha, em Brasília. A partida é válida pela quarta rodada da Taça Rio, segundo turno do Carioca.