Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Calculadora na mão: veja cenários do Vasco no último mês da Série B 2016

Vasco volta atenção para o quinto colocado no último mês de temporada. Matemático da Academia LANCE! diz que time precisa de mais dez pontos para não ter chance de ficar na B

Carlos Gregório / Vasco
Escrito por

Quinze pontos a serem disputados, 26 dias para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro. O Vasco entra no último mês de trabalho na temporada com a calculadora na mão. Ainda não garantiu o retorno à elite do futebol nacional e não depende só de si para conquistar o título. Pensando nisso, o LANCE! foi atrás dos cenários matemáticos para o clube.

Membro da Academia LANCE! e responsável pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, Gilcione Costa afirmou que a queda de rendimento do Vasco neste segundo semestre não complicou o acesso, e sim o título. Contas feitas por ele dão ao time comandado por Jorginho 19.4% de chance de título e 93.8% de G4.

Para subir, o Vasco depende apenas de si. Com 58 pontos, a equipe de São Januário precisa chegar a 68 para selar a vaga matematicamente na Série A de 2017. A marca de 66 teria risco de não subir quase igual a zero. O número de 63, trabalhado pela comissão técnica de Jorginho como necessário, dá boas chances, mas dependerá de tropeços de rivais.

Em questão de título a situação é mais complicada. Com o Atlético-GO na frente com 61 pontos, o Vasco tem que vencer todas e contar com uma derrota do time goiano. Gilcione Costa acredita que o campeão da Série B do Brasileiro neste ano terminará entre 70 a 72 pontos.

– O Vasco precisa ter um desempenho mediano para subir. O acesso está com caminhado, mas tem de ter atenção pelo Bahia estar perto, a cinco pontos. A queda de desempenho influenciou neste sentido – afirmou.

Lateral direito do Vasco, Madson comentou sobre o assunto. O defensor lembrou do equilíbrio necessário e o olhar de atenção para o quinto colocado visando a volta à elite:

– Traçamos alguns objetivos e o principal deles foi o acesso, então temos que olhar com muita atenção para o quinto colocado. Apesar disso, temos a possibilidade de alcançar o primeiro lugar, de brigar pelo título. Por isso, precisamos ter equilíbrio. Imagina a tragédia que seria o Vasco não subir? Nem imagino.

O trabalho segue em São Januário com a calculadora. Contas e mais contas para o fantasma da B sumir.