Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Austeridade financeira x tempo: Vasco corre por um 2020 melhor

Renovação de Vanderlei Luxemburgo e início das contratações passam pela capacidade que o clube terá de demonstrar rapidamente que terá nova realidade monetária em 2020

Vanderlei Luxemburgo foi apresentado como técnico do Vasco no último mês de maio (Foto: Luiza Sá)
Escrito por

A grande estrela do Vasco de 2019 foi Vanderlei Luxemburgo. Foi sob o comando do treinador de 67 anos que o Cruz-Maltino arrancou do fundo da tabela do Campeonato Brasileiro e chegou a sonhar com uma vaga na Copa Libertadores da América. Agora, o clube de São Januário começa a pensar na próxima temporada, e tem o lado financeiro como um fator importante para o patamar que deseja e conseguirá. Tudo se desenrolando nos próximos dias.

TABELA
> Confira a classificação e o simulador do Brasileiro clicando aqui


Luxemburgo e os jogadores demonstraram compreensão com os prazos para pagamento dos vencimentos atrasados dado pelo presidente do clube, Alexandre Campello. Mas nada disso deve passar do início da semana que vem, quando o mandatário planeja quitar o que o clube ainda deve, e não é pouco. Mas é o básico para a renovação do treinador e muito relevantes para as extensões dos vínculos de Henríquez e Guarín.

Os colombianos são os únicos titulares que ficam sem clube ao fim deste dezembro. Richard, por exemplo, está emprestado pelo Corinthians e depende do aval de Tiago Nunes, novo treinador do clube paulista, para saber se será ou não utilizado. Tudo isso, contudo, vai depender do tamanho do aporte que o Cruz-Maltino terá para 2020 e quanto disso já se provará nas duas próximas semanas.

Até porque, para permanecer, Luxemburgo quer, minimamente, o cumprimento do prometido. Caso ele não fique, a rota terá de ser revista. Mas o clube já planejava investimento cerca de 20% maior para o departamento de futebol do que foi em 2019. Os milhões de reais garantidos pelos quase 180 mil torcedores que se tornaram sócios nas duas últimas semanas aumentam a capacidade do clube, e Campello prometeu que tal recurso terá o futebol como destino.

Este movimento da torcida agitou o mercado. A loja de departamentos Havan é uma que tem reunião para possivelmente patrocinar o Vasco - o site Diário do Rio é que noticiou primeiramente. Coincidência ou não, na tarde desta segunda-feira, o banco BMG, patrocinador máster do Vasco, divulgou que, além de completar a segunda fase de obras do CT - anunciado no último domingo - irá injetar R$ 500 mil para a etapa seguinte.

O LANCE! apurou que o contrato cruz-maltino junto ao banco mineiro permite que a logomarca seja deslocada para outros espaços da camisa. Deste modo, o clube pode somar as arrecadações mesmo que mude a empresa que estampa o espaço principal do uniforme.

A diretoria do Vasco corre contra o tempo. Quitar o devido no clube e demonstrar poderio financeiro rapidamente é importante para que o time consiga manter quem deseja e saia na frente por reforços que, de fato, elevem o patamar. Historicamente, quanto mais tarde se consegue ir ao mercado, menor a possibilidade de escolha.