Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 29/06/2021
16:13
Atualizado em 29/06/2021
17:55
Compartilhar

O Vasco reafirmou, nesta terça-feira, em sua página oficial no Twitter que apoia financiamento coletivo do projeto gráfico "Negro Muro", que visa imortalizar Barbosa nos muros de São Januário. Vale destacar que o lendário ex-goleiro completaria 100 anos no dia 27 de março de 2021 e o clube carioca fez diversas homenagens ao arqueiro mais importante de sua história.

> Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro


Cabe salientar que o projeto NegroMuro procura enaltecer as figuras pretas históricas através da arte urbana, de grafites geograficamente escolhidos de acordo com a relação do personagem com aquele local. Com isso, a homenagem a Barbosa iria exaltar um goleiro que sofreu com o racismo e foi taxado durante sua vida como o vilão da derrota do Brasil na Copa de 50.

> Vasco reforça DNA de luta contra o preconceito. Veja momentos em que o clube defendeu as causas sociais

A ideia é que no Estádio de São Januário, um dos patrimônios históricos da cidade do Rio de Janeiro, a pintura de Barbosa se torne um ponto de visitação, eternizando o nome do goleiro. O financiamento coletivo tem o apoio de vascaínos famosos como o ator e apresentador Fábio Porchat e o carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira, Leandro Vieira. 

> Os 100 anos do emblema maior do que é ser Vasco: Barbosa, presente!

No grafite, de acordo com o projeto, será instalada uma placa com um QR Code que vai direcionar pro site do NegroMuro com mais informações a respeito do goleiro negro. Atualmente, o financiamento atingiu 97% da meta para arrecadar o valor de R$ 39,8 mil. Para ajudar e conferir mais informações sobre o projeto, clique aqui.

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Além da placa, o projeto informa que aquele que visitar o local e utilizar o QR Code também poderá comprar ingressos pro espetáculo “Barbosa” (previsto para o final do ano) e camisas do clube autografadas por vascaínos ilustres como a cantora Teresa Cristina.

Siga o Lance! no Google News