Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Apesar das críticas, Série B atual do Vasco é semelhante às edições de 2014 e 2016

Cruz-Maltino está perto do acesso, mas conviveu com altos e baixos, assim como foram em outros anos na competição

Nenê está próximo de conseguir o segundo acesso pelo Vasco. O primeiro foi em 2016 (Armando Paiva / LANCEPRESS!)
Escrito por

A campanha do Vasco na Série B foi marcada por muita tensão e desconfiança, mas apesar da oscilação, o time ocupa o G4 desde a 7ª rodada e chega na penúltima com muitas chances de sacramentar o acesso. O Cruz-Maltino pode subir até mesmo com uma derrota para o Sampaio Corrêa, na próxima quinta-feira, em São Januário, como mostrou o LANCE! recentemente.

Ao observamos outros acessos do Vasco, a campanha atual se assemelha bastante com a da Série B de 2014. Na ocasião, o time garantiu o acesso na penúltima rodada, ao empatar em 1 a 1 com o Icasa, no Maracanã. Kléber Gladiador abriu o placar para o Cruz-Maltino, mas Nilson empatou no segundo tempo. Com o resultado, a equipe alcançou 63 pontos e garantiu a 3ª posição.

+ Sport x Vasco: STJD marca a data do julgamento que pode render pontos ao Cruz-Maltino

Já em 2016, o Vasco conquistou o acesso apenas na última rodada, ao vencer o Ceará, de virada, por 2 a 1, com dois gols de Thalles, morto em um acidente de moto em junho de 2019. O Cruz-Maltino terminou na 3ª colocação, mas acabaria subindo em 4º se perdesse, já que o Náutico, o 5º colocando, acabou perdendo o seu jogo para o Oeste, em casa.

+ Vasco está próximo do acesso; confira a classificação da Série B

Levando em consideração a pontuação após a 36ª rodada, a campanha atual do Vasco é inferior. Nesta Série B, o Cruz-Maltino tem 59 pontos, enquanto nas edições de 2014 e 2016, o time somava 62 pontos. No entanto, a versão 2022 pode chegar a 65 pontos e igualar com a pontuação de 2016. Em 2014 a equipe terminou a competição com 63 pontos.

Vale destacar que o trauma por não ter conquistado o acesso no ano passado aumentou a pressão sobre o elenco deste ano. A concorrência atual também foi maior, pelo fato do Vasco ter disputado a Série B com Cruzeiro e Grêmio, também gigantes no cenário nacional, aumentando consideravelmente a dificuldade. Não à toa, ambos estão à frente do Cruz-Maltino na tabela e já garantiram o acesso.

+ Chefe de scout da 777 está na Argentina para observar jogadores
 
A Série B sempre foi difícil para o Vasco, a exceção foi a edição de 2009, quando o Cruz-Maltino subiu campeão, garantindo o título na 36ª rodada. No entanto, na época o clube não sofreu com a queda brusca de receita de TV por ter sido rebaixado.