Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Acesso do Vasco fará Nenê cumprir promessa em jogo que pode marcar sua despedida do clube

Em final de contrato, camisa 10 terá contra o Ituano a chance de superar falhas do passado

Nenê viveu muitos momentos decisivos no Vasco, mas nada como a "Batalha de Itu" (Arte: JP Soares / LANCE!)
Escrito por

Quando a bola rolar no Novelli Júnior, às 18h30, para Ituano e Vasco, um dos jogadores mais importantes do Cruz-Maltino nos últimos anos pode estar se despedindo. Aos 41 anos e em final de contrato, Nenê fará o seu 191º jogo, possivelmente o mais decisivo com a Cruz de Malta no peito. Além de valer o acesso, a partida representa o cumprimento de uma promessa feita pelo jogador no ano passado.

Após o Vasco ser goleado pelo Botafogo por 4 a 0, em São Januário, o time praticamente deu adeus ao acesso na Série B. Na saída de campo, Nenê, aos prantos, prometeu que ficaria no clube até ele voltar para a elite do futebol brasileiro.

- É a segunda vez que venho ajudar e sinto que falhei. Mas Deus sabe de todas as coisas. Não vou baixar a cabeça. Sei que dei tudo de mim e vou continuar dando até o último segundo. Vou ficar até o Vasco subir, igual da primeira vez - prometeu Nenê em 2021.

+ Em fim de contrato com o Vasco, Nenê é sondado por Renato Gaúcho no Grêmio

A promessa foi acompanhada por um desabafo, quando Nenê revelou que falhou pela segunda fez. O camisa 10 se referiu ao ano de 2015, o primeiro dele pelo Vasco. Na ocasião, o meia só faltou chover e conduziu o time em uma arrancada impressionante, mas que não evitou o rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Aquele sentimento de falha provavelmente foi superado por Nenê, já que no ano seguinte, mesmo com propostas para sair, o camisa 10 permaneceu no Vasco e, além de conquistar o Carioca, último título do clube, foi o grande destaque da Série B de 2016, que terminou com o acesso. De quebra, foi fundamental na campanha no Brasileiro que terminou com a classificação para a Libertadores de 2018. 

+ Última rodada da Série B definirá duas vagas; veja a classificação

O acesso do Vasco representará para Nenê a redenção e o sentimento de dever cumprido que, talvez, dê ao jogador o posto de ídolo, condição que divide a opinião dos torcedores vascaínos. A identificação com o Cruz-Maltino não se discute. É o clube que mais defendeu na carreira e que alcançou marcas importantes no Século 21, se tornando o vice-artilheiro do time, com 59 gols, atrás apenas de Romário, que fez 131, e líder de assistências, com 49 passes decisivos.

Para subir, o Vasco terá um confronto direto com o Ituano. Com 59 pontos, o Cruz-Maltino tem a vantagem do empate, enquanto para o adversário, apenas a vitória interessa.