Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

A base dá jeito? Revelações de São Januário seguem pouco aproveitadas pelo Vasco

Gabriel Pec foi a cria da Colina Histórica mais utilizada nos dois primeiros jogos da Série B, mas a frequência de participação dos jovens diminuiu em relação ao primeiro trimestre

MT foi revelação do ano passado, mas perdeu espaço nesta temporada do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Quando a fase de um time é ruim, cabe à crônica esportiva tentar entender o que acontece e projetar possibilidades. Na última segunda-feira, você pôde ler que reforços recentes buscam espaço e entrosamento no Vasco. Isso é um fato. Outro fato é o baixo aproveitamento de jogadores revelados na base do clube. Estariam neles opções capazes de fazer o time evoluir?

O planejamento para esta temporada já previa baixa utilização dos jovens, e o passar dos jogos, semanas e meses confirmou isso. E nos dois últimos jogos - os primeiros pela Série B do Campeonato Brasileiro -, somente Gabriel Pec (em ambas as partidas) e Figueiredo (na mais recente) foram titulares.

Entraram no decorrer dessas duas partidas o próprio Figueiredo, o zagueiro Zé Vitor e o meio-campista Juninho. Quantidade pequena considerados os 11 jogadores de linha formados em São Januário que fazem parte do elenco cruz-maltino.

-> Confira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

Vale ressaltar que a chegada de novos jogadores, já lembrada no primeiro parágrafo deste texto, pode diminuir o espaço das revelações vascaínas. No Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, elas já foram pouco aproveitadas: Juninho e Pec estiveram em 14 jogos, Figueiredo e Ulisses - atualmente lesionado - em dez.

Além dos citados, Zé Ricardo tem à disposição, atualmente, jogadores como Riquelme, Andrey, MT e Vinícius. E aí, você daria chance a algum deles?