O chefe de equipe da McLaren, Martin Whitmarsh, elogiou o desempenho de Lewis Hamilton após largar na última posição e completar a prova na zona de pontuação, em oitavao lugar.
- Lewis foi extraordinário. Após uma atuação fantástica no qualifying e a indubitável frustração e o choque com o que aconteceu depois daquilo, estou muito orgulhoso dele - disse Whitmarsh, ao site Autosport.
Após cravar a pole position, Hamilton foi excluído do treino classificatório por não levar sua McLaren aos boxes com a intenção de economizar combustível. Com isso, o piloto foi punido com o final do grid.
Dessa maneira, a estratégia adotada pela equipe passou a ser com duas paradas no pit, e por sua agressividade conseguiu pontuar em mais uma corrida, minimizando o acontecido.
- Tínhamos que ter que fazer algo como duas paradas, mas nós sabíamos a dificuldade disso. Então, desde o início, Lewis teve que cuidar dos pneus. E isso de alguém que frequentemente é criticado e chamado de piloto que não consegue pensar e cuidar dos pneus - explicou.
- Ele fez um trabalho extraordinário. Completar 31 voltas com um conjunto de pneus e andar 100 metros e ele ter ultrapassado Nico. Ele teve que correr, lutar, ultrapassar e ser firme e acresivo nos momentos certos. Ele provou que poderia marcar pontos - concluiu.
Lewis Hamilton é o terceiro colocado no mundial de pilotos, com 53 pontos. Juntamente com Fernando Alonso, da Ferrari, são os únicos pilotos que pontuaram nas cinco etapas da temporada-2012 da Fórmula 1.