O Comitê Executivo da Agência Mundial Antidoping (Wada) descredenciou nesta terça-feira o Laboratório de Controle de Doping (LADETEC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável por realizar os exames dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016. A justificativa apresentada foi a de que pela segunda vez o local se mostrou abaixo dos padrões técnicos exigidos e ficou em desconforminade com a Norma Internacional para Laboratórios (ISL ).
A decisão do comitê executivo entrará em vigor no dia 25 de setembro, mas a suspensão imposta ao Ladetec, no dia 8 de agosto, continuará a valer. Com isso, o laboratório está impedido de realizar qualquer tipo de exame de doping.
E até pelo fato de o Ladetec já estar suspenso, os exames de doping do Mundial de Judô, que ocorre durante esta semana no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio, já estão sendo enviados para ser analisados em um laboratório do Canadá.
A primeira vez que o laboratório foi suspenso tinha sido em janeiro de 2012, por nove meses. Mas o Ladetec nunca havia sido descredenciado da Wada.
Para buscar regularizar o laboratório, o Brasil tem duas opções. Uma é a de recorrer em um prazo de até 21 dias ao Tribunal Arbitral do Esporte e, a outra, é a de começar do zero e entrar com um novo pedido de credenciamento.
Ao ser suspenso no início de agosto, o Ministério do Esporte e a UFRJ declararam que iriam recorrer da decisão. Principalmente, porque a pasta promove uma reforma completa no Ladetec para deixá-lo em condições de realizar os exames dos Jogos Rio-2016 e da Copa do Mundo de 2014.