Seguindo o exemplo de esportes como o tênis e o críquete, a Confederação Europeia de Vôlei (CEV) anunciou que irá utilizar pela primeira vez o sistema eletrônico de arbitragem Hawkeye (olho de águia) em uma competição internacional. A medida pode ser um primeiro passo para a adoção do recurso eletrônico em competições maiores, como as Olimpíadas de Londres.
O sistema Hawkeye, que será adotado durante o Final Four, na Polônia, permitirá que os capitães das equipes peçam para rever lances polêmicos em um monitor próximo à quadra, que pode reverter a decisão do árbitro caso o erro seja confirmado. No torneio da Polônia, serão permitidas duas contestações por set. Em experiências feitas durante as competições locais, a maioria dos jogadores e técnicos aprovou a novidade.
- O sistema Hawkeye será usado pela primeiríssima vez em uma competição internacional, já que nem a FIVB (federação internacional) jamais o usou - disse Federico Ferraro, assessor de imprensa da CEV.
O representante da CEV também confirmou que existe a possibilidade de o sistema ser utilizado em competições maiores, como as Olimpíadas de Londres, mas prefere esperar os resultados da utilização do equipamento na Polônia.
- É muito cedo para dizer se o Hawkeye será utilizado nos Jogos Olímpicos de Londres, mas é claro que existe a possibilidade de introduzi-lo em competições maiores. Vamos esperar para ver - projetou Ferraro.
Riet Ooms, presidente da Comissão de Copas Europeias da CEV, disse estar "positivamente impressionado" pelo sistema, depois de visitar a arena que receberá o torneio Final Four, que acontece nos dias 17 e 18 de março.
O Final Four é uma competição por equipes, e o único participante classificado até agora é o anfitrião Skra Belchatow. Os outros três times serão conhecidos até o final do mês.