Dia 28/10/2015
02:57
Compartilhar

Dia 4 de julho, independência dos Estados Unidos. Mas esta mesma data teve outro significado em 1994. Há 17 anos, em uma tarde de muito calor, no Stanford Stadium, em Stanford (EUA), a Seleção Brasileira vencia os norte-americanos nas oitavas de final da Copa do Mundo.

A vitória veio de forma sofrida: 1 a 0, com um gol solitário marcado por Bebeto, mesmo com o Brasil jogando com um a menos, já que Leonardo tinha sido expulso por uma cotovelada em Tab Ramos.

A data foi lembrada nesta segunda-feira por Romário, melhor jogador daquela Copa e autor do passe para o gol de Bebeto.

- Naquele dia jogamos com dez, mas parecia que tínhamos cem em campo. Depois da expulsão tivemos várias chances de gol. Nos superamos. Após aquela partida, nós percebemos que estávamos mesmo preparados para sermos campeões do mundo – comentou o Baixinho, durante uma palestra no Rio, para motivas as delegações de futebol e boxe, que participarão dos Jogos Mundiais Militares, com início em 16 de julho.

Em outro evento no Rio, Bebeto usou uma frase peculiar para falar sobre o título de 94.

- Ganhar a Copa do Mundo foi uma coisa de Deus – disse.

Além da retranca dos Estados Unidos, a Seleção treinada por Carlos Alberto Parreira teve de superar os limites impostos pelo calor do verão no hemisfério norte. Para piorar, a partida começou às 12h35.

Mas a brecha encontrada por Bebeto na defesa formada por Balboa e Lalas, aos 28 minutos do segundo tempo, carimbou o passaporte brasileiro para as quartas de final.


FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 x 0 EUA
Local: Stanford Stadium, em Palo Alto
Data/Hota: 4/7/94, às 12h35
Árbitro: Joel Quiniou (França)
Público: 84,147
Cartões vermelhos: Leonardo, 41'/1ºT (BRA); Clavijo, 42'/2ºT (EUA)
Gol: Bebeto 28'/2ºT (1-0)

BRASIL: Taffarel, Jorginho, Aldair, Márcio Santos e Leonardo; Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho (Cafu); Bebeto e Romário. Técnico: Carlos Alberto Parreira

ESTADOS UNIDOS: Meola; Clavijo, Balboa, Lalas, Caligiuri; Tab Ramos (Wynalda), Dooley, Hugo Perez (Wegerle), Sorber; Cobi Jones e Stewart. Técnico: Bora Milutinović.

Siga o Lance! no Google News