Se dentro de campo a imagem do Avaí não é a das melhores por causa do risco de rebaixamento para a Série B, o clube agora tenta ganhar visibilidade internacional fora das quatro linhas. Ocupando a vice-lanterna do Brasileirão, a diretoria viu no octógono a chance aumentar a receita.
No início de outubro, o Avaí anunciou a contratação do lutador de MMA Thiago Tavares, que participou do UFC Rio em agosto. No evento, Tavares venceu o americano Spencer Fisher.
Apostar nas oito linhas tem sido um bom negócio. De acordo com uma pesquisa feita pela Deloitte, empresa de auditoria, artes marciais é o esporte que mais cresce no Brasil, cerca de 16%. E é por esse motivo que o UFC 142 já confirmou o retorno ao país no dia 14 de janeiro do ano que vem, em local ainda a ser definido. A luta principal será entre o brasileiro José Aldo e o americano Chad Mendes.
O acordo com Thiago tem como objetivo divulgar a marca do Avaí para o UFC. O lutador levará as cores do clube para as competições, com o escudo estampado no calção, além de camisa e boné.
Aliando à exposição da marca, ele também participará de ações de marketing para atrair novos sócios-torcedores. O lançamento de uma linha de roupas exclusiva também é estudado pelo clube.
– A tendência é que tenha uma exposição grande da marca, pela grande audiência que o UFC possui. Com isso, podemos atrair novos parceiros e também novos sócios, aumentando desta forma a receita do clube – reconheceu Thiago Pravatto, coordenador de Marketing do Avaí.
A parceria já rendeu a Thiago Tavares o reconhecimento do público brasileiro e o assédio de interessados em parcerias.
– Muita coisa mudou. Fico muito feliz, pois é uma recompensa do trabalho que venho fazendo há alguns anos – afirmou Tavares, ao LANCENET!
Com 93% de chances de ser rebaixado, segundo o matemático Tristão Garcia do Site Infobola, o Avaí agora espera repetir o sucesso também dentro de campo.
__________________________________________________
Clubes e lutadores
Anderson Silva
Em agosto, assinou contrato com o Corinthians até junho de 2012. O acerto foi intermediado por R9.
Paulo Thiago
O atleta assinou contrato com o Cruzeiro por um ano e defendeu o clube no UFC Rio, em agosto.
Minotauro
Assinou um acordo com o Internacional para exibição do escudo no calção durante o UFC Rio.
________________________________________________
Com a palavra
Guilherme Cardoso
repórter do LANCENET!, cobriu o UFC 136, em Houston (EUA)
UFC em alta, clubes merecem elogios
Um esporte que atrai muitos fãs nos Estados Unidos e que está em crescimento no Brasil. Esse é o UFC. E na busca por mais apoio, os lutadores se associam aos clubes.
Várias modalidades são apoiadas pelos clubes. Por que o UFC não seria uma delas? O problema é separar a imagem do de futebol do lutador. Lógico que eles levam o símbolo das agremiações no peito. Mas representam o Brasil acima de tudo. Até agora, eles têm conseguido separar tudo isso.