Dia 27/10/2015
18:12
Compartilhar

A Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) vai divulgar nesta quarta-feira o relatório completo sobre o caso de doping do ciclista Lance Armstrong, heptacampeão da Volta da França. Em comunicado oficial, o órgão americano adiantou que ouviu 26 testemunhas, sendo 11 ex-companheiros de Armstrong, e esses depoimentos, juntos às evidências colhidas, não deixam dúvidas de que o ciclista estava no centro do 'mais sofisticado, profissional e bem-sucedido programa de doping que o esporte já viu'.

O documento produzido pela Usada relata, ao longo de mais de mil páginas, a engenharia utilizada pelos membros do US Postal Service Pro Cycling Team para burlar as políticas antidoping. Segundo a agência americana, o relatório inclui evidências como pagamentos financeiros, emails, dados científicos e testes laboratoriais que comprovam a posse, uso e distribuição de drogas ilícitas por Lance Armstrong.

A Usada condenou Lance Armstrong em junho por uso de substâncias ilegais entre os anos de 1996 e 2005. O ciclista perdeu todos seus títulos da Volta da França e foi banido do esporte, mas sempre contestando a punição imposta a ele. Contestação que ganhou força com o atraso da Usada para entregar o relatório sobre o caso à União Ciclística Internacional (UCI), responsável por endossar a decisão.

 


Siga o Lance! no Google News