Dia 01/03/2016
01:07
Compartilhar

Imagens do canal Esporte Interativo durante o intervalo da partida entre Brasil de Pelotas e Londrina, no último domingo, pela Série C do Campeonato Brasileiro, mostraram um torcedor do Tubarão imitando um macaco na arquibancada do Bento Freitas. O clube gaúcho, poucas horas após o jogo – que terminou com vitória do Brasil, de virada, por 3 a 1 –, repudiou o ato, através de uma nota oficial. Nesta segunda, foi a vez de a torcida organizada da qual o torcedor do Londrina faz parte negar a acusação de racismo.

Segundo a nota divulgada através do Facebook da "Falange Azul", o torcedor flagrado estava sendo irônico após as supostas provações feitas por torcedores do Brasil que assistiam ao jogo em cima de uma das árvores que ficam do lado de fora do Bento Freitas. A nota ainda destaca que não haviam torcedores do Brasil de Pelotas na direção em que o torcedor imitava um macaco. A torcida do Rubro-Negro estava à direita da arquibancada.

O ocorrido não foi citado na súmula do árbitro Evandro Tiago Bender (SC). Já as cusparadas de torcedores do Brasil de Pelotas contra Patrick, atacante do Londrina, quando o mesmo se aproximou de um dos alambrados, aos 13 minutos do primeiro tempo, foram relatadas. O fato foi comunicado ao quatro árbitro da partida, Francisco de Paula dos Santos Silva Neto (RS), por João Severo os Santos, supervisor de futebol do Londrina, que filmou, com um celular, as cusparadas.

As cusparadas não foram percebidas pela equipe de arbitragem no momento em que aconteceram. O próprio jogador também não comunicou, na hora do fato, ter sido vítima das mesmas, assim como o árbitro também relatou na súmula.

Leia a parte final da nota divulgada pela torcida "Falange Azul":

"No entanto, o ato do nosso torcedor, nada mais nada menos, foi uma resposta IRÔNICA a PROVOCAÇÕES de pessoas que acompanharam o jogo de uma árvore logo ao lado (esquerdo) do estádio. Irônica no sentido daquela turma estar amontoada, trepados em cima de uma árvore assim como macacos, neste caso não foi insinuado que eram negros parecidos com macacos e sim pessoas trepadas em árvore como macacos".

Leia a nota divulgada pelo Brasil de Pelotas horas após o jogo:

"O Grêmio Esportivo Brasil informa que repudia a ação do torcedor do adversário Londrina, na partida deste domingo (28), às 11h, no Bento Freitas, quando o mesmo imita um macaco para a torcida do Brasil. O Clube do Povo reforça que é contra qualquer forma de discriminação, de qualquer gênero. Abaixo imagens do Esportivo Interativo, que transmitiu a partida ao vivo".

O vídeo que mostra a imitação de um macaco por um torcedor do Londrina:


Siga o Lance! no Google News