Muitos dizem que um grande time começa por um grande goleiro. Botafogo e Fluminense sabem bem disso. Afinal, são os atuais campeões estadual e brasileiro, respectivamente, e tiveram em seus arqueiros peças fundamentais nas campanhas. As convocações para a Seleção Brasileira que disputará a Copa das Confederações nos próximos dias comprova que ambos estão entre os melhores da posição no país.
No entanto, para disputar um campeonato tão difícil como o Brasileiro parece que ter apenas um bom goleiro não é suficiente. Pelo menos foi a impressão que seus substitutos deixaram na última rodada. Tanto Renan, na partida do Alvinegro contra o Bahia, como Ricardo Berna, no duelo do Tricolor diante do Coritiba, comprometeram o resultado das duas equipes derrotadas. As duas por 2 a 1.
Apesar de trajetórias diferentes e dos vacilos no meio da semana, ambos gozam de prestígio diante de boa parte de suas respectivas torcidas. Aos 24 anos, Renan é considerado promissor e apontado por muitos como o sucessor ideal de Jefferson. Também é pé-quente, pois raramente deixa o campo com derrota nas vezes em que é chamado para substituir o camisa 1. No entanto, seus milagres ocorrem quase que na mesma frequência que suas falhas, deixando alguns ainda desconfiados sobre o seu futuro como titular do Glorioso.
E MAIS:
> Bahia vence o Botafogo na despedida do Baptistão e quebra série invicta do adversário
> Alex brilha, Coritiba vence o Flu e assume a ponta do Brasileirão
Já Ricardo Berna é bem mais experiente, 33, está no Fluminense desde 2005 e tem títulos importantes na carreira, como os dois recentes Campeonatos Brasileiros (2010 e 2012). No primeiro deles, inclusive, foi protagonista na conquista, uma vez que na reta final ganhou a vaga de Rafael, que já barrara Fernando Henrique, e teve grandes atuações.
O momento de Berna naquele ano era tão positivo, que o goleiro chegou a colocar Cavalieri, contratado para ser titular em 2011, no banco de reservas. Contudo, a exemplo do botafoguense Renan, os altos e baixos impossibilitaram que o camisa 1 conquistasse a posição e agora, com Diego na Seleção, voltou a errar.
Humberto Peron
Membro da Academia Lance!
"Jefferson no Botafogo e Cavalieri no Flu são titulares há muito tempo e são excelentes goleiros. O problema do Renan e do Ricardo Berna não foi falta de ritmo, pois já estão na terceira partida pelo Brasileiro. Foram erros comuns que até goleiros que estão sempre jogando podem sofrer. Não são só os reservas que cometem. Todos os goleiros estão passiveis de levar. Como são reservas e são mais cobrados, talvez sejam mais visados. Foram bolas defensáveis, mas tanto o Berna quanto o Renan podem substituir os dois sem problemas. A coincidência é que foi na mesma rodada. Qualquer gol que levarem vai ter essa comparação com os titulares.
Acho que o Renan vai sentir mais o erro. O Berna já botou o Cavalieri na reserva. É mais experiente e tem mais crédito com a torcida já que em 2010 foi muito bem. O Renan é prata da casa e é jovem. Sempre será visto como inexperiente. Vão lembrar daquele tempo que era titular e inexperiente. Para virar isso a favor dele, só jogando e tendo boas atuações. Eles sempre terão que conviver com a sombra dos titulares."