Em fase final de preparação para a Olimpíada, Thiago Pereira terá no Troféu Maria Lenk, disputado entre os dias 24 e 28 de abril, no Rio de Janeiro, uma prévia de como será seu desempenho em Londres. O nadador vem treinando com o Projeto Rumo ao Ouro 2016 (PRO 16), e está na chamada "fase de polimento", estágio muito próximo do ápice de sua forma física e técnica. Representando o Corinthians, ele irá nadar as provas de 200m e 400m medley, 100m e 200m costas e os revezamentos.
A preparação de Thiago Pereira se dividiu em três fases nos últimos oito meses. Na primeira delas, o recordista de ouros no Pan privilegiou o ganho de força e resistência física. Em seguida, o atleta foi realizar trabalhos específicos na altitude de San Luis Potosí, no México, a 1900m do nível do mar. Por fim, Thiago partiu para o aprimoramento técnico.
– É a hora de dar o máximo e, depois, ajustar os últimos detalhes. Espero conseguir ajudar o Corinthians a trazer bons resultados e que meus tempos estejam de acordo com a programação do Albertinho – diz, se referindo ao técnico Alberto Silva.
Em fase de polimento, Thiago Pereira espera se preparar também mentalmente para a competição, que é a penúltima seletiva para a Olimpíada de Londres.
– Entramos em uma fase onde os treinos são menores, as dobras diminuíram de cinco para duas vezes por semana e a musculação foi reduzida. Funciona mais para dar um estímulo ao corpo. É um momento em que um dia nos sentimos bem, no outro um pouco mal – explica.
O brasileiro já está qualificado nos 200m medley (1min57s35), 400m medley (4min12s52), 200m peito (2min10s79) e 200m costas (1min58s07), todos índices conquistados na última edição do Maria Lenk. Segundo ele, um novo índice pode acontecer na prova de 100m costas, mas isso não significa que ele irá disputar todas essas modalidades em Londres.
– Vou avaliar com o Albertinho o que é melhor, pois meu foco está totalmente direcionado para as provas de medley, minha especialidade. Porém, não descarto nenhuma prova antes de ver se existe realmente boas condições de medalha – afirma Thiago.