As imagens da TV flagraram que Fernando Alonso utilizou a asa traseira móvel fora da zona permitida pela FIA durante o GP da China disputado ontem. O dispositivo foi acionado na pequena reta entre as curvas 14 e 15, a seguinte ao retão principal do circuito de Xangai. Isso aconteceu por um erro no software da própria entidade reguladora, que enviou a liberou o uso da asa com um pequeno atraso naquela volta.
Por isso, o incidente não infligiu em nenhum tipo de punição ao piloto espanhol. Os comissários consideraram que ele, de certa forma, foi prejudicado naquela volta por não ter recebido o sinal na zona que deveria. E, em cima disso, que o acionamento da asa na reta seguinte não significou nenhuma vantagem significativa para Alonso.
Se durante os treinos o uso da asa móvel é liberado, nas corridas o dispositivo só funciona quando acende no volante uma luz enviada pela FIA liberando a utilização. Se a luz estiver apagada, o piloto pode apertar o botão que a lâmina superior da asa traseira não abre.
O LANCE! apurou que o problema de atraso no envio do sinal enviado ao carro de Fernando Alonso também ocorreu em carros de outras equipes, tanto no GP da China como nas corridas anteriores também. A FIA estuda o ocorrido para solucionar o problema.