Neste sábado tem dupla Gre-Nal em campo. No Serra Dourada, o Inter visita o Atlético-GO, às 19h30. No mesmo horário, o Grêmio recebe o Ceará. Um novo capítulo da rivalidade, contudo, acontece no domingo, mais precisamente em um palco.
Uma estratégia do departamento de marketing do Internacional assegurou prioridade na venda de ingressos para os sócios interessados em assistir a apresentação do ex-beatle Paul McCartney, no Beira-Rio. A ideia resulta praticamente em um concerto privê para os associados colorados.
Dos 55 mil ingressos vendidos, 35 mil estão nas mãos dos sócios-torcedores, que estão sendo estimulados a comparecerem ao evento vestindo as cores do Internacional. Os outros bilhetes foram disponibilizados para os assinantes do jornal “Zero Hora”, um dos promotores do evento.
– Esta tacada foi fantástica, pesa muito no tema da rivalidade. Será uma festa vermelha. A minoria gremista estará discreta – analisou Jorge Avancini, diretor executivo de marketing do Inter, que festeja os 500 jornalistas que estarão presentes no show de abertura da turnê sul-americana “Up and Coming Tour”.
A parceria entre o Colorado e a produção do show foi mais estreita do que apenas o aluguel do espaço e a prioridades nos ingressos. Para ter o privilégio de receber o astro britânico, o clube abriu mão de cerca de R$ 3 milhões relativos ao custo de cessão do complexo. Além disso, o Inter também custeou alguns serviços como a segurança e instalações para a imprensa.
De acordo com Avancini, o retorno financeiro é algo que não se pode mensurar, pois o ganho em imagem se sobrepõe ao financeiro. A opinião é compartilhada por Caco Keller, diretor de marketing do Grêmio. O dirigente revelou, no entanto, que os produtores visitaram o Olímpico antes do Beira-Rio. Na terra da rivalidade, quem diria, até McCartney virou Gre-Nal.
Alguns Gre-Nais fora das quatro linhas
Natal vermelho e azul
A rivalidade é tão grande que nem o Papai Noel escapa. Para agradar aos torcedores gremistas, existem alguns que trocam a tradicional roupa vermelha por uma azul.
Latinha tricolor
A direção de marketing do Grêmio entrou em contato com a empresa que engarrafa uma marca de refrigerante no Sul. Houve um pedido para a confecção de latas azuis do refrigerante. Ainda não há resposta.
Dinheiro colorado
O Banco Banrisul é o patrocinador principal dos dois times. A cor predominante do banco é o azul, no entanto, a agência situada no Beira-Rio é toda pintada de... Vermelho.
Consumo para todos
Provavelmente, onde tiver uma loja de produtos do Grêmio, uma do Inter estará presente em um raio bem próximo. Este expediente é muito comum nos shoppings da capital gaúcha. Em geral, as franquias pertencem ao mesmo dono.
De bem com os eleitores
A paixão clubística também atinge a política. O Partido dos Trabalhadores (PT) é conhecido pela bandeira vermelha com a estrela branca. No Rio Grande do Sul houve a produção de um lote de bandeiras azuis.
Propaganda
Os clubes se provocam por meio de anúncios. Exemplo: quando o Inter foi bi da Libertadores, o Grêmio ironizou o fato usando o argumento de que já havia conquistado o título antes.