Dia 01/03/2016
00:01
Compartilhar

O São Paulo começou mal sua campanha na Copa Sul-Americana 2013. Depois de um ótimo início de jogo na noite desta quinta-feira, no Morumbi, o atual campeão do torneio dormiu em campo, mostrou certa preguiça e foi surpreendido pelo fraco time da Universidad Católica (CHI): 1 a 1. Para passar das oitavas de final, o time de Muricy Ramalho agora terá de vencer em Santiago ou empatar, desde que faça ao menos dois gols. Novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis.

Em uma noite fria na capital paulista, O Tricolor dominou amplamente grande parte da etapa inicial e até saiu na frente com Luis Fabiano, que marcou seu gol de número 100 pelo clube no estádio. Ao tentar administrar o resultado com toques de lado no meio de campo, no entanto, o time tomou o empate com o atacante Castillo.

O segundo tempo, por sua vez, foi de muito nervosismo. Com a afobação dos jogadores, nada do gol da vitória. Agora, em caso de 0 a 0 no Chile, o adversário avança para as quartas. Novo 1 a 1 leva para os pênaltis. Caso aconteça um empate com mais gols, o time do Morumbi fica com a vaga por conta dos gols fora de casa. Qualquer vitória basta para garantir a classificação.

PRIMEIRO TEMPO: PREGUIÇA E CASTIGO NO FINAL

Sabe aquele jogo que parece fácil? Rivais que não atacam, que erram domínios bobos e dão muitos espaços para atacar? Então, o São Paulo conseguiu fazer com que tudo isso virasse quase um pesadelo no primeiro tempo. Dominando a partida amplamente, o Tricolor saiu na frente logo de cara. Ganso deu lindo passe para Luis Fabiano. O centroavante soltou a bomba e abriu o placar aos 17 minutos, anotando o seu 100º gol pelo clube no Morumbi.

Fabuloso celebra seu 100º gol pelo time no Morumbi (Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press)

Depois disso, só deu o time da casa. Com Ganso inspirado e os atacantes com muita movimentação na frente, as chances foram aparecendo, mas nada de colocar a bola para dentro. Era cara de goleada. A Universidad Católica, em certos momentos, não conseguia trocar três passes consecutivos. Atuação de doer os olhos dos chilenos.

O tempo foi passando, e o São Paulo, por sua vez, abdicou um pouco do ataque para "cozinhar" o jogo no meio de campo. Passe para cá, passe para lá... O castigo para a "preguiça" veio aos 40 minutos.

A Católica chegou bem pela direita e, após cruzamento, marcou. Castillo, com seu estilo de cabelo "El Shaarawy", atacante do Milan (ITA), aproveitou o bate e rebate e colocou para dentro. Um banho de água fria para o Tricolor, que fazia boa partida até então.

SEGUNDO TEMPO: E BATEU A ANSIEDADE

A segunda etapa se iniciou do mesmo jeito que a primeira acabou: São Paulo dormindo e sustos para Rogério Ceni. O principal deles veio exatamente com Castillo, que dominou sozinho na marca do pênalti e escorregou na hora da finalização. Quase a virada nos primeiros minutos.

A opção de escalar Douglas mais avançado não funcionava, e Muricy Ramalho colocou Jadson em seu lugar. O meia passou a dividir a responsabilidade de criar jogadas com Ganso, e a partir daí as coisas melhoraram. A substituição surtiu efeito logo de cara, e o volume de jogo são-paulino aumentou. O adversário foi se fechando cada vez mais e tentava sem sucesso algumas saídas no contra-ataque.

Após chances mal concluídas, a ansiedade foi batendo nos são-paulinos, e a criação de jogadas foi ficando cada vez mais difícil. Erros de passes, afobação na hora de bater no gol e preciptação nos lançamentos. A partida ficou truncada até o final e nada do gol da vitória sair.

Ainda teve aquela pressão final, com bolas cruzadas na área e rebatidas da zaga chilena, mas sem sucesso. Vacilo do São Paulo, que agora terá de decidir a vaga fora de casa.

PRÓXIMOS JOGOS

O Tricolor agora volta a campo no próximo domingo, contra o Grêmio, também no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. A partida de volta contra os chilenos, no entanto, está marcada apenas para o dia 23 de outubro, em Santiago (CHI).

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO 1 X 1 UNIVERSIDAD CATÓLICA (CHI)

LOCAL: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
DATA/HORÁRIO: 26/9/2013, às 22h
ÁRBITRO: Dario Ubriaco (URU)
AUXILIARES: Carlos Pastorino e Carlos Changala (URU)
RENDA E PÚBLICO: R$ 194.995,00 / 12.342 pagantes
CARTÕES AMARELOS: Andia, Parot, Alvarez, Rios, Castillo (UCA); Maicon, Douglas (SPA)
CARTÕES VERMELHOS: -
GOLS: Luis Fabiano, aos 17'/1ºT (1-0); Castillo, aos 40'/1ºT (1-1).

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi e Antônio Carlos; Douglas (Jadson - 12'/2ºT), Wellington (Fabrício - 43'/2ºT), Maicon, Ganso e Reinaldo; Aloísio (Osvaldo - 30'/2ºT) e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho.

U. CATÓLICA: Toselli, Álvarez, Martínez, Enzo Andía e Parot; T. Costa, Meneses (Sepúlveda - 43'/2ºT), Cordero (Sosa - 15'/2ºT) e Mirosevic; Rios e Castillo (Jadue - 37'/2ºT). Técnico: Martín Lasarte.

Siga o Lance! no Google News