Próximo do que pode ser considerado o "jogo do ano", diante do Cerro Porteño (PAR), pela Copa Santander Libertadores, o Santos inaugurou nesta quinta-feira, dia em que completa 99 anos, uma nova franquia da escola Meninos da Vila. A curiosidade: em pleno solo da decisão, no Paraguai. É a primeira na América do Sul, a sexta fora do país.
Ao todo, o Santos possui mais de 50 franquias. Essa foi uma iniciativa de um velho conhecido dos santistas, o ex-atacante Alberto, campeão brasileiro em 2002 pelo clube. A escola será em Pedro Juan Caballero, na divisa com o Mato Grosso do Sul.
– É um marco importante, a primeira na América do Sul. O Alberto, com a sua competência, certamente fará disso um trabalho bem sucedido e mais uma fonte de captação de talentos para o Santos – afirmou o presidente Luis Álvaro Ribeiro.
Fora do país, o clube já conta com franquias nos Estados Unidos, Japão, Egito e Canadá.
– Para a nossa entidade é muito importante que uma instituição tão prestigiosa como o Santos, que eu admiro muito, tenha cada vez mais força e se expanda. Que essa escola tenha todo o êxito que se merece – disse Nicolás Leóz, presidente da Conmebol.
Apesar de não ter grandes revelações provenientes das escolinhas, o Peixe garante que a iniciativa divulga o nome do clube e que seu faturamento é superavitário, cerca de R$ 600 mil.