Elano, Kleber e Barcos de um lado. D'Alessandro, Forlán e Leandro Damião do outro. Dentro de campo não faltam atrativos para o Gre-Nal 397 deste domingo, a partir das 16h, o primeiro da Arena do Grêmio, válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas quem olhar para os bancos de reservas verá os ex-jogadores Renato e Dunga comandando Grêmio e Internacional, respectivamente, clubes pelos quais são ídolos. Eles travarão um duelo à parte logo mais. Acompanhe o clássico em tempo real no LANCE!Net.
Renato está em sua segunda passagem pelo comando gremista. A primeira foi marcada pela arrancada no Brasileirão de 2010, eliminação na Libertadores do ano seguinte e a perda do Gauchão de 2011 para o Internacional de Falcão em pleno Olímpico.
Ele prefere não rotular o Gre-Nal 397 como histórico, mas deixou claro a sua gana por vitória no clássico que já disputou 19 vezes, sendo 15 como jogador, é grande.
– Eu gosto é de ganhar Gre-Nal. Dentro ou fora de campo. E não é só Gre-Nal. Eu gosto de ganhar. Gosto de ganhar até no par ou ímpar. Mas sei perder também. A pessoa que só sabe ganhar não vai à lugar nenhum. Tem que saber perder também, pois do outro lado o adversário também quer ganhar.
– disse o treinador, em coletiva.
Dunga, por sua vez, vai muito bem em seu primeiro ano como técnico do Inter. Já celebrou o título do Gauchão e soma duas vitórias nos Gre-Nais disputados no Estadual.
– São três pontos em jogo, a rivalidade é normal. Não pode dar importância maior do que o necessário – disse o técnico colorado.
Como atletas, eles se enfrentam só uma vez em Gre-Nais (veja abaixo). Quem levará a melhor neste domingo?
RENATO EM GRE-NAIS
Desempenho em campo
O ex-atacante Renato disputou 15 Gre-Nais como jogador em suas duas passagens pelo Grêmio (1980-1987 e 1991). Foram seis vitórias, quatro empates, cinco derrotas e três gols.
Gre-Nais como técnico
Entre 2010 e 2011, Renato comandou o Grêmio em quatro clássicos: uma vitória, dois empates e um revés.
A derrota mais amarga...
Em seu último Gre-Nal, o Inter, no Estádio Olímpico, venceu o Grêmio, nos pênaltis, e levou o Campeonato Gaúcho de 2011.
DUNGA EM GRE-NAIS
Desempenho em campo
O ex-volante Dunga disputou menos Gre-Nais como jogador. Foram oito clássicos, com duas vitórias, três empates, três derrotas e um gol.
100% como treinador
Dunga vai para o seu terceiro Gre-Nal como técnico. O seu Inter venceu os dois disputados neste ano por 2 a 1.
O único encontro
Dunga e Renato disputaram apenas um Gre-Nal como jogadores. O clássico em questão, o 265, foi válido pelo Gauchão de 1983, no Beira-Rio, e terminou com um empate em 1 a 1.