Retirar ingressos para a Copa das Confederações no Recife não é das atividades mais simples e rápidas para o torcedor. A reportagem do LANCE!Net acompanhou nesta sexta-feira à tarde a troca de ingressos no Shopping Recife, em Boa Viagem, e viu de perto a dificuldade que a torcida encontrou para ter as entradas em mãos.
Por determinação da Fifa, a imprensa não foi liberada para realizar imagens e entrevistas dentro do posto final de troca. No Recife, a retirada de ingressos é realizada em três etapas. Mas falta funcionários para os torcedores obterem informações.
Primeiro, o torcedor (agendados e não-agendados) precisa retirar uma senha no estacionamento do shopping. No entanto, várias outras entradas dão acesso ao local final. Por conta da falta de sinalização e postos de informação, muitos torcedores têm entrado sem senha e, no fim, são obrigados a descer para o estacionamento para iniciar o processo de forma correta.
E MAIS:
No Rio, fila para retirada de ingresso para a Copa das Confederações levou duas horas
Manifestantes colocam fogo em pneus no entorno do Mané Garrincha
Tempo aberto faz Uruguai 'arriscar' treino no CT do Sport nesta sexta-feira
Na segunda etapa, o torcedor precisa enfrentar uma fila de cerca de 20 minutos. Neste setor, os voluntários separam os agendados dos não-agendados. Após uma considerável espera, todos são liberados (cinco por vez) para acessar o estande para retirar os ingressos. Cinco guichês foram reservados para o atendimento. Lá, a espera também é grande - aproximadamente 30 minutos.
Apesar da presença de diversos voluntários dentro do posto final de troca, muitos torcedores não-agendados aproveitaram a brecha da segurança e foram para a fila dos agendados. Com isso, eles encontraram mais facilidade na hora de retirar as entradas.
Entre 12h30 e 13h, o LANCE!Net conversou com dez torcedores e perguntou sobre a eficiência na troca de entradas. Todos reclamaram das longas filas e, principalmente, da falta de sinalização para chegar no posto final. De zero a 10, a nota média para o atendimento foi de apenas seis.
- Levei cerca de uma hora e vinte minutos para pegar os meus ingressos. A longa espera atrapalhou meu horário de almoço. Faltou um pouco de organização. Estive na Copa do Mundo da África do Sul. Lá, o serviço de troca de ingressos foi muito mais rápido - declarou a engenheira Dayelly Fusari, de 31 anos.
- Se demorasse mais um pouco, com certeza teria desistido. Nunca mais. Perdi muito tempo aqui. Espero que melhorem isso aí - reclamou Valberto Carvalho, médico, que também demorou mais de uma hora para retirar o seu ingresso para o confronto entre Espanha e Uruguai, domingo, às 19h, na Arena Pernambuco, válido pelo Grupo B da Copa das Confederações.
Além de Espanha x Uruguai, a Arena Pernambuco vai receber outros dois jogos da competição: Itália x Japão (dia 19, às 19h) e Uruguai x Taiti (dia 23, às 16h).