Se considerado o histórico do confronto, a Seleção tem tudo para passar pelo Equador na quarta-feira, em Córdoba (ARG), e avançar às quartas de final da Copa América. Em 27 partidas, o Brasil venceu 22, empatou três e foi derrotado em apenas duas - ambas por Eliminatórias da Copa do Mundo.
Em duelos válidos pela Copa América, o desempenho da Seleção é quase perfeito. Foram 11 confrontos, com dez triunfos e somente um empate (2 a 2, na edição de 1963). Confira o histórico completo:
Fonte: site oficial da CBF
Brasil Equador
Fonte: site oficial da CBF
Momento histórico
A Seleção passava por momento conturbado quando foi ao Equador, em março de 2001, enfrentar a equipe local, pelas Eliminatórias da Copa-2002. O time brasileiro acabara de ser assumido por Émerson Leão, que sofria contestação por parte da torcida e da imprensa. Pressionado, tinha a obrigação de vencer em Quito para chegar com tranquilidade à Copa das Confederações, em maio.
No entanto, o Brasil acabou derrotado por 1 a 0 - foi o primeiro revés na História para o Equador. O resultado deixou Leão balançando de vez no cargo. Após a Copa das Confederações, o treinador acabou demitido, deixando a vaga para Luiz Felipe Scolari, que acabou campeão do mundo em 2002.
FICHA TÉCNICA:
EQUADOR 1 X 0 BRASIL
Estádio: Olímpico Atahualpa, Quito (EQU)
Data: 28/3/2001
Árbitro: Felipe Ramos Rizo (MEX)
Cartões amarelos: Tenório, Aguinaga, Cevallos (EQU); Roque Júnior, Émerson, César (BRA)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Delgado, 4'/2ºT
EQUADOR: Cevallos, De la Cruz, Hurtado, Poroso e Guerrón; Tenório (Sanchez), Mendez, Burbano e Aguinaga; Kaviedes (Obregón) e Delgado. Técnico: Hernán Dario Gomez.
BRASIL: Rogério Ceni, Belletti, Lúcio, Roque Júnior e Sylvinho (César); Émerson, Vampeta, Juninho Paulista e Rivaldo (Luizão); Ronaldinho Gaúcho (Euller) e Romário. Técnico: Émerson Leão.