Dia 28/10/2015
00:09
Compartilhar

Cejas, Chilavert, Danrlei, Gilmar dos Santos Neves, Higuita,  Marcos, Mazurkiewicz, Pumpido, Raúl Plasmann, Rodolfo Rodrigues, Rogério Ceni, Zetti... A lista de paredões que chegaram ao topo da América do Sul, com a conquista da Copa Santander Libertadores, é de se tirar o chapéu. É no meio dessa seleta turma que Rafael, goleiro santista, pretende gravar seu nome. E caso isso aconteça, nesta quarta-feira, no Pacaembu, ele terá um motivo a mais para se orgulhar, pois irá tornar-se o mais jovem da posição a conquistar o cobiçado troféu.

Nascido em 20 de maio de 1990, Rafael , com 21 anos, é hoje dois meses mais novo que o uruguaio Ladislao Mazurkiewcz em 1966, quando este obteve o título defendendo as cores do Peñarol – na ocasião, o terceiro título continental da equipe de Montevidéu. Por dessas estripulias do destino, o mesmo Peñarol que agora faz a final contra o Peixe e tem como treinador de goleiros ninguém menos que... Mazurkiewcz.

– Fico feliz em poder ser campeão tão jovem. O meu objetivo é entrar na história do Santos como os que jogaram em 62 e 63.– declarou o jogador.

Rafael: 'Se tiver que sair sangrando, vamos sair'


Perto de alcançar tamanha glória, Rafael precisou passar por algumas provações antes de tornar-se dono incontestável do gol santista. Formado nas categorias de base do clube, ele foi colocado logo em uma  fria ao ser escalado na final da Copa do Brasil de 2010. Até aquele momento, o titular da posição era Felipe, que vinha sendo contestado por falhas em campo e deslizes fora dele, inclusive por uma polêmica com torcedores em uma rede social. Diante da árdua missão, o novato jogador saiu-se bem nos dois jogos finais contra o Vitória e ajudou a equipe a obter um título inédito em sua história.

Desde então, Rafael seguiu tendo que driblar o ceticismo. No final do ano passado, os dirigentes do Santos admitiam procurar um goleiro mais experiente para a Libertadores, Então, Aranha, com passagens por Ponte Preta e Atlético-MG, foi contratado. Porém, o Menino da Vila não se fez de rogado e seguiu surpreendendo, sendo vital no título paulista e na campanha até a decisão da Libertadores.

Contra o América, no México, dissipou qualquer dúvida sobre sua condição ao fazer belas defesas e ser citado como o principal responsável pela classificação santista na ocasião. Agora, nesta quarta, pode coroar seu caminho eternizando seu nome na história da competição.

Confira abaixo a lista completa de goleiros campeões da Libertadores e a idade que tinham:


Com palavra de Oscar Rodriguez - preparador de goleiros do Santos

O Rafael é um jogador muito concentrado, focado no trabalho e que sabe o que quer dentro de campo. Ele está colhendo os frutos de tanto trabalho.
Ele já é uma realidade. Foi bi Paulista e campeão da Copa do Brasil. Vem fazendo o que queremos, treinando como tem de ser. É um cara com muita regularidade, e, por mais que seja novo, já mostrou que pode ser titular. Não esperamos que vá para os pênaltis, mas se for a gente confia nele. Ele sabe o que tem de fazer.

Especialistas

Rafael segue os passos de ídolos da camisa 1 santista. Quais as maiores qualidades dele?

"Vejo semelhanças comigo. Ele é sóbrio, repõe bem a bola e tem liderança em campo"
Sérgio Guedes - Goleiro do Santos de 1989 a 1993


"Ele é novo e tem muito futuro. Transmite tranquilidade e não costuma cometer erros"
Rodolfo Rodríguez - Goleiro campeão paulista com o Santos em 1984

Siga o Lance! no Google News