Com a união dos prêmios de melhor jogador do mundo da Fifa e da Bola de Ouro da revista France Football, mudaram os critérios de votação nos vencedores.
Agora, o júri que escolherá o ganhador da Bola de Ouro é formado por três categorias de profissionais: um painel de jornalistas especializados de diversos países de todas as seis confederações regionais, escolhidos pela France Football, os treinadores das 208 seleções nacionais filiadas à Fifa e os capitães das mesmas 208 equipes.
Os membros do júri devem escolher três dos 23 jogadores listados pela revista francesa e pela Comissão de Futebol da Fifa, divulgados nesta terça-feira. Dos três atletas escolhidos, o primeiro recebe cinco pontos, o segundo três e o terceiro um ponto.
A pontuação de todos os votados é somada e, no dia 6 de dezembro serão divulgados os nomes dos três jogadores mais votados. O vencedor será anunciado em 10 de janeiro de 2011.
Os 23 finalistas são: Xabi Alonso, Iker Casillas, Cesc Fábregas, Andrés Iniesta, Carles Puyol, David Villa, Xavi (Espanha); Miroslav Klose, Thomas Müller, Mesut Özil, Philipp Lahm, Bastian Schweinsteiger (Alemanha); Daniel Alves, Julio César, Maicon (Brasil); Arjen Robben, Wesley Sneijder (Holanda); Cristiano Ronaldo (Portugal); Didier Drogba (Costa do Marfim); Samuel Eto'o (Camarões); Diego Forlán (Uruguai); Asamoah Gyan (Gana); e Lionel Messi (Argentina).