O Campeonato Português volta a ser disputado já nesta sexta-feira, mas os principais favoritos vivem momentos bem distintos. Na liderança, o Porto recebe o Vitória de Guimarães em clima de festa, já que completa 120 anos no sábado. O Benfica tem três pontos a menos e o seu técnico, Jorge Jesus, meteu-se em uma confusão na última rodada, que se prolongou durante a semana.
O Benfica teve a semana conturbada pelo ocorrido na partida contra o Vitória, em Guimarães. Na ocasião, Jesus tentou defender a torcida, e acabou agredindo um agente da polícia, segundo o próprio. Ele foi notificado e vai ter que responder na justiça. Além disso, o presidente Luís Filipe Vieira disse que o clube tem o seu melhor elenco dos últimos 30 anos, e por isso, deve brigar por tudo.
Se Jesus ganhou toda essa pressão durante a semana, o adversário de sábado também teve problemas sérios. O técnico do Belenenses, que visita o Benfica, pediu para sair. O holandês Mitchell Van der Gaag alegou problemas cardíacos, disse que esteve entre a vida e a morte durante o jogo da última rodada, e já não comanda o clube lisboeta neste sábado, no Estádio da Luz.
Enquanto isso no norte, o Porto está tranquilo. Abre a rodada já nesta sexta-feira, contra o Vitória de Guimarães em casa, e o fim de semana será de muita festa. No próprio dia da partida, uma homenagem aos Bombeiros Voluntários Portuenses no entorno do Estádio do Dragão.
No sábado, vários eventos no dia do 120º aniversário. Entre eles a Gala anual, que premia os melhores atletas do clube na temporada anterior em todos as modalidades, além da inauguração para convidados do Museu FC Porto by BMG.
Pelo lado do Vitória, destaque para o atacante Moussa Maazou, de Níger. Ele fez um "contrato" com um empreendedor local de que vai ganhar um sorvete a cada gol marcado.
O Sporting, que faz um início de temporada melhor do que nos últimos anos, faz uma partida que pode ser importante no decorrer do Campeonato Português. Os Leoninos, que têm 11 pontos, visitam o Braga, segundo lugar com um ponto a mais.
Confira a sexta rodada do Campeonato Português
Sexta-feira
Porto x Vitória de Guimarães
Sábado
Rio Ave x Nacional
Académica x Arouca
Marítimo x Paços de Ferreira
Olhanense x Estoril
Benfica x Belenenses
Braga x Sporting
Segunda-feira
Vitória de Setúbal x Gil Vicente