O Santos acertou a contratação do lateral-esquerdo Mena, de 24 anos, que pertence à Universidad de Chile e acumula convocações para a seleção. Já há um acordo com o clube e o jogador chileno, que deve chegar ao Brasil na próxima semana, restando apenas detalhes burocráticos para a assinatura do contrato.
A transferência do ala custará 3,5 milhões de dólares (cerca de R$ 7,7 mi), mas o Peixe contará com a ajuda da Teisa (Terceira Estrela Investimentos, fundo de investimento ligado ao clube).
Ele é o segundo reforço alvinegro após as saídas de Neymar e Muricy Ramalho. O primeiro foi o lateral-direito Cicinho, que estava na Ponte Preta.
Para evitar um calote, como aconteceu em recentes negociações com clubes brasileiros, a Universidad propôs uma operação atípica: Mena será emprestado ao Santos por um ano. No meio de 2014, o Santos fará o pagamento da segunda parcela da compra do atleta (1 milhão de dólares) e então ficará com o chileno em definitivo.
Os direitos econômicos do atleta pertencem 60% a La U e 40% ao Santiago Wanderers (CHI). Ele estava próximo de ir para o Granada, da Espanha, mas não houve acerto.
O chileno tem um histórico de muitas lesões, o que preocupou a diretoria alvinegra, que já havia tentado sua contratação no começo do ano. No entanto, sem opções no mercado, os cartolas decidiram apostar no lateral.
Atualmente, o técnico Claudinei Oliveira conta com Léo e Emerson Palmieri para o setor - Guilherme Santos, contratado no começo do ano, foi afastado por problemas de indisciplina.
O LANCE!Net tentou contato com a diretoria alvinegra, mas não obteve sucesso. A assessoria de imprensa do clube informa que o Peixe não comenta negociações que ainda não estejam finalizadas.