Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ponte Preta anuncia retorno do ídolo Renato Cajá

Escrito por

Foi durante a madrugada que a notícia mais esperada pela Ponte Preta do ano chegou. O meia Renato Cajá está de volta ao clube para a sua terceira passagem com a camisa da Macaca. Devido ao fuso horário, a diretoria pontepretana precisou esperar o amanhecer na China para o Guangzhou Evergrande - equipe que detém os direitos econômicos do atleta - enviar os documentos para confirmar o empréstimo até o fim do ano.

O jogador será apresentado oficialmente aos torcedores no intervalo do jogo deste sábado, diante do Vasco, no estádio Moisés Lucarelli, quando tembém jogará seis camisas oficiais do clube com seu nome e o número 10 às costas. O atleta não poderá atuar nesta rodada, pois ainda aguarda sua regularização.

Renato Cajá, que estava sem clube desde que deixou o Bursaspor, da Turquia, antes da Copa, pediu para treinar no CT da Ponte para manter a forma física e vem trabalhando com o restante do elenco desde o começo de julho. Com residência fixa em Campinas, Cajá tinha o desejo de retornar à Macaca também para ficar próximo à esposa, que deu à luz ao segundo filho do casal.

A informação do acerto foi confirmada com entusiasmo pelo presidente da Ponte, Márcio Della Volpe, por meio da sua página no Facebook.

“Conseguimos! Renato Cajá é de novo da Ponte Preta! O Camisa 10 que foi peça fundamental no acesso em 2011 está de volta ao time e já estamos bolando uma ação especial para a torcida reencontrá-lo neste sábado. Fiquem de olho no site oficial”, escreveu Della Volpe.

O camisa 10 pontepretano comemorou o acerto e enalteceu o esforço da diretoria para oficializar a sua contratação.

- Estou feliz demais em voltar mais uma vez a vestir a camisa da Ponte Preta, sabendo a responsabilidade que é representar este time. Conheço o clube, a torcida, a diretoria, o presidente, aqui é minha casa. E o alvo é o acesso. Vou trabalhar com todos os meus colegas para que nós subamos pra série A e terminemos este ano muito felizes - disse o jogador, ao site oficial do clube.

Cajá era o sonho da diretoria, a “cereja do bolo” para buscar o acesso à Série A nesta temporada. O maior entrave era o salário do jogador, cerca de R$ 270 mil no clube chinês. A Macaca conseguiu a ajuda de um empresário da cidade e também recorrerá a uma campanha de marketing junto aos torcedores para ajudar a pagar os vencimentos do atleta, que terá parte pago pela Ponte Preta.

Maestro e gols no Dérbi Campineiro: ídolo recente da torcida

Renato Cajá já escreveu seu nome na história da Ponte Preta. Na primeira passagem pelo clube, em 2008, chegou como uma promessa e foi o maestro da equipe que chegou à final do Campeonato Paulista, feito que o clube não conseguia há 27 anos. A Macaca foi derrotada pelo Palmeiras na decisão. Após o destaque pela equipe de Campinas, deixou a Macaca no ano seguinte após uma venda milionária ao Al Ittihad, da Arábia Saudita.

No entanto, o clube árabe não pagou duas das parcelas da transferência à Macaca, o que gerou uma briga judicial para o jogador voltar ao Moisés Lucarelli. Antes, em meio ao processo, Cajá defendeu Grêmio e Botafogo por empréstimo. E, em 2011, voltou à Ponte por meio de um acordo para encerrar o imbróglio e comandou o time no acesso à Série A.

Durante a Campanha na Série B, uma atuação história que é lembrada até hoje pelos pontepretanos: dois gols - sendo um golaço, do meio da rua - no Dérbi Campineiro contra o Guarani, que teve vitória da Macaca por 3 a 0, em pelo Brinco de Ouro, casa do rival. Cajá permaneceu para o ano seguinte, quando chegou às semifinais do Paulistão 2012, encerrando sua segunda passagem pela Ponte. Agora, em 2014, o foco é novamente levar a Macaca de volta à elite do futebol brasileiro.

Confira a ficha técnica do jogador: 

Nome: Renato Adriano Jacó Morais

Nascimento: 15/09/1984, em Cajazeiras (PB)

Altura: 1,73 m

Peso: 70 kg

Times que defendeu: Mogi Mirim, Ferroviária, Juventude, Ponte Preta, Al-Ittihad, Grêmio-RS, Botafogo,Guangzhou Evergrande, Kashima Antlers, Vitória, Bursaspor.