O foco do Internacional no início de 2012 será a Copa Santander Libertadores e nada mais. Como terá de passar pela primeira fase da competição - o adversário será uma equipe colombiana -, o Colorado utilizará os reservas em seus primeiros jogos no Campeonato Gaúcho. A ideia é clara: tentar evitar a eliminação antes da fase de grupos, o que aconteceu com o Corinthians neste ano.
A reapresentação do elenco colorado está marcada para o dia 4 de janeiro. Após os tradicionais exames médicos, o plantel do Inter viajará para Gramado, na Serra Gaúcha, onde realizará a sua pré-temporada.
E MAIS:
> Empresário garante Dagoberto no Internacional
> Dorival garante: 'Torcedor tem de ter muito orgulho'
O primeiro compromisso dos comandados de Dorival Júnior será diante do Avenida, no dia 22, pelo Gauchão. Três dias depois, o Colorado fará o jogo de ida da primeira fase da Libertadores.
Em entrevista coletiva, concedida após a vitória no Gre-Nal deste domingo, Dorival Júnior deixou claro: a ideia do Internacional é poupar os seus titulares para a disputa da competição sul-americana.
– É o único caminho que nós temos (poupar os titulares no Estadual). Na primeira e na segunda rodadas, não teremos o que fazer. É mais um detalhe para nos adequarmos. Fizemos um esforço muito grande para entrar na Libertadores, e em duas rodadas podemos estar fora – disse o treinador, que também destacou: era uma "obrigação" o Inter ter se classificado para a competição sul-americana.
– Era uma obrigação. Quando nós nos aproximamos da quarta posição, tínhamos um jogo no Rio de Janeiro (Flamengo) para que pudéssemos garantir essa posição. De repente, mesmo atuando bem, mesmo atuando com equilíbrio, nós não atingimos o objetivo – explicou Dorival, ainda lamentando a derrota para a equipe carioca em Macaé.