Após abandonar a carreira de modelo pelo vôlei de praia há nove anos, Elize Maia volta neste fim de semana ao lugar em que sua vida mudou de rumo, para a etapa de Vitória (ES) do Circuito Banco do Brasil Nacional. A nova profissão veio após o convite de um técnico que a viu jogar enquanto ela estava de férias na cidade.
- Apesar de nova, não foi tão difícil sair de casa para morar sozinha. Estava bem empolgada com a oportunidade de trabalhar como modelo e de conhecer o mundo. Claro que sempre voltava para Vitória para rever minha família. Até que, em 2004, quando já queria dar um outro rumo à minha vida, batia uma bola na praia e um técnico me viu. Logo em seguida, já teve uma etapa do Circuito Banco do Brasil em Vitória. Joguei o qualifying e me apaixonei. Hoje, sinto-me muito mais feliz e mais saudável - disse a jogadora.
Em 2005, ela, que atua ao lado de Fernanda Berti, participou do Projeto Renovação de Vôlei de Praia, da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), e passou por um período de treinos no CT de Saquarema. Como modelo, ela morou no Japão, China, Estados Unidos e França.
- Sinto muita saudade dos meus tempos como modelo. Não desfilo mais em passarelas, mas ainda faço alguns trabalhos comerciais. No entanto, sempre gostei de jogar vôlei. E atuar na praia é fascinante. E o meu foco passou a ser esse. Eu e Fernanda jogaremos para ganhar essa etapa. Assim, ficaremos mais perto de disputar o Open com nossa própria força e nossos próprios méritos - afirmou.
Na primeira etapa da temporada, em Recife (PE), ela terminou na nona posição. Agora, ela tem a motivação de vencer em casa.
- Eu e Fernanda somos um time novo, formado no fim do ano passado para jogar o Circuito Sul-Americano. A gente vai tentar aproveitar esse nosso bom entrosamento para fazer a diferença. E se conseguirmos vencer na minha casa, diante da minha família, melhor ainda - disse Elize.