Estar à frente de um grande clube de futebol não é fácil. O torcedor sempre tem algum motivo para reclamar, independentemente dos resultados estarem aparecendo ou não. No Ceará, mesmo invicto em 2011, Dimas Filgueiras é apontado como um técnico que prioriza demais a defesa.
Desde que assumiu o cargo no Vovô, Dimas utiliza o esquema 3-5-2. Após garantir a classificação para a decisão do primeiro turno do Campeonato Cearense, com uma goleada em cima do Horizonte, o comandante explicou o motivo da preferência:
- O futebol é muito congestionado pelo meio de campo. Hoje, o segredo do jogo é pelas pontas, o meio é o local para você demarcar o território, mas se ganha o jogo é na força ofensiva dos laterais e no poder de fogo na frente.
Para o técnico, os laterais que o Ceará possui no elenco também favorecem a opção por essa formação tática. Na avaliação de Dimas Filgueiras, Boiadeiro e Vicente possuem um grande poder ofensivo e o 3-5-2 extrai dos jogadores o melhor.
- O Boiadeiro e o Vicente são muito bons no apoio, e o ideal é a gente conseguir explorar o que temos de melhor de cada jogador nosso. Há dois anos que o Ceará vem se dando bem jogando assim. A equipe já sabe a forma de atuar e suas variações durante o jogo.