Dia 28/10/2015
04:46
Compartilhar

Tendo como inspiração o Barcelona, e como alerta o fair play financeiro, que vai entrar em vigor em 2013, o Manchester City quer revelar jogadores. Mesmo com o maior déficit da história da Inglaterra, o clube vai construir um grande centro de treinamento só para as categorias de base. As famosas 'canteras' do Barça serão estudadas.

- Não vamos jogar como o Barcelona, mas eles são um exemplo fantástico para seguir. Temos que nos inspirar neles - disse o ex-jogador Patrick Vieira, que será um dos coordenadores do projeto.

O que mais chama a atenção de Vieira é a quantidade de jogadores nacionais. Na final da Liga dos Campeões de 2011, o Barça tinha sete espanhóis em campo, além de Messi, argentino, mas cria da casa.

O City tem nove ingleses em seu elenco, sendo apenas Micah Richards e Onuoha criados lá dentro.

O fair play financeiro limita alguns gastos, como exploração dos clubes, e receitas e despesas com transferências de jogadores e outros gastos. Mas a infra-estrutura não será controlada. E dinheiro não é o que falta no City.

- O exemplo do Barcelona é fantástico, mas eles fazem esse trabalho há 30 anos. Eles são brilhantes, não jogam de forma defensiva. Eles nos permitiram entrar e ver a filosofia e a cultura que eles desenvolvem - revelou Vieira.

O complexo, que vai se chamar Etihad Campus, terá 80 acres (mais de 320 mil metros quadrados). Terá ainda um estádio para 7 mil pessoas, e poderá comportar 400 jovens.

Siga o Lance! no Google News