Pelo terceira vez consecutiva, Madri não conseguiu ser a sede dos Jogos Olímpicos. Neste sábado, a capital da Espanha foi eliminada da disputa pela sede de 2020 na primeira rodada de votação, durante a assembleia do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Buenos Aires, na Argentina. Seguem na disputa Tóquio, no Japão, e Istambul, na Turquia. O anúncio da vencedora está previsto para ocorrer a partir das 17h (de Brasília).
A capital do Japão mostrou ser a favorita ao liderar a votação com 42 votos, deixando as duas rivais empatadas na segunda posição, com 26 cada. Um novo pleito precisou ser realizado para definir a adversária de Tóquio. Derrotada pelo Rio de Janeiro na terceira rodada, em 2009, na disputa pelos Jogos de 2016, Madri acabou superada por Istambul por 49 votos a 45.
Durante a definição das duas finalistas, o presidente do COI, o belga Jacques Rogge, cometeu uma gafe ao anunciar que Istambul havia sido eleita, o que gerou uma vibração nos integrantes da candidatura. Porém, a cidade turca havia passado para a segunda fase, em que terá de vencer Tóquio.
Madri insistiu na tese de que inovou ao apresentar uma candidatura em que 80% das instalações estão prontas. E ressaltou possuir o orçamento mais baixo entre as três candidatas à sede. Mas nada disso serviu para convencer os integrantes do COI. Nem mesmo a presença de integrantes da família real espanhola, como o príncipe das Astúrias e futuro rei da Espanha, Felipe Bourbon.