Madri encerrou as apresentações das cidades-candidatas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 antes os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) com um discurso emotivo e tentando mostrar que chegam a sua terceira disputa eleitoral prontos para receber a competição. Neste início da tarde em Buenos Aires, os espanhois se esforçaram para mostrar que o país já está em recuperação da crise econômica sofrida.
- Nossa capacidade financeira não deixa dúvidas, sempre cumpriremos nossas promessas. Sem nenhum problema para o movimento olímpico, Madri pode realizar os Jogos de 2020. A Espanha já se encontra liderando o crescimento das exportações na zona do euro - garantiu o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy.
No apelo à emoção, Madri exibiu vários vídeos. Em um deles, o tenor Plácido Domingo, o ator Antonio Banderas e o cantor Alejandro Sanz apareceram enumerando várias razões para Madri insistir em receber os Jogos e pontuavam as argumentações com a pergunta: "Tem sentido?"
Em seguida, o presidente do Comitê Organizador da Candidatura de Madri e presidente do Comitê Olímpico espanhol, Alejandro Blanco, explicou que a cidade aprendeu com as derrotas e, pela primeira vez, a sua candidatura era captaneada pelo entidade olímpica. A explicação foi a senha para o príncipe das Astúrias e futuro rei da Espanha, Felipe Bourbon, entrar em cena.
- É um momento interessante para ser candidato, pela terceira vez. A razão pela qual estamos, aqui, novamente pedindo a sua confiança é a nossa crença no olimpismo. Tudo o que pedimos é que creiam em nossa candidatura. Agora, mais do que nunca, Madri tem sentido - afirmou príncipe Felipe, que é o presidente de honra da candidatura.
A capital da Espanha insistiu na tese de que inovou ao apresentar uma candidatura em que 80% das instalações estão prontas. E ressaltou possuir o orçamento mais baixo entre as três candidatas à sede.
A votação para a sede olímpica de 2020 ocorre às 15h45. O resultado será revelado às 17h.