Após quatro meses e meio de impasse e negociações, o locaute da NFL chegou ao fim nesta segunda-feira. Em votação realizada em Washington, a associação dos jogadores da liga (NFLPA) aceitou de forma unânime o novo acordo trabalhista entre atletas e os donos das franquias. Com isso, a temporada 2011 do futebol americano será realizada.
E MAIS:
Blog Made in USA: Esqueçam a greve, a NFL está de volta!
O locaute começou em 11 de março e ameaçou o cancelamento do próximo campeonato, marcado para começar no dia 8 de setembro, com o duelo entre os dois últimos campeões, New Orleans Saints (temporada 2009) e Green Bay Packers (2010). A solução para o imbróglio deu seus primeiros passos na última quinta-feira, quando os proprietários das equipes votaram a favor de um novo contrato entre as partes.
O acordo assinado nesta segunda-feira irá valer pelos próximos dez anos. Entre alguns assuntos, o contrato determinará que os lucros das revendas da NFL, que chega aos US$ 9 bilhões, serão divididos em 53% para os donos dos times, e 47% para os jogadores; a liberação da maioria dos jogadores para serem agentes livres após quatro temporadas na liga; reformulação na carga horária de treinos para os atletas; entre outros termos.
- O futebol está de volta e está é uma boa notícia. Ter um acordo de dez anos é extraordinariamente incrível para o nosso jogo, e especialmente para os fãs. Acho que esse acordo fará com que o jogo se torne melhor. Estou grato pelo trabalho feito por ambas as partes - disse Roger Goodell, comissário da NFL.