Kaká é o jogador brasileiro mais famoso na China. Quem garante, e escreve isso, é o chinês Lz’ Hazlong, o equivalente a Sebastião, como ele mesmo define, na biografia que publicou com o título “Kaká”.
Sebastião, que morou dois anos no Rio de Janeiro, é mais um entre tantos apaixonados por futebol de seu país que cultiva a idolatria por Kaká. Na manhã desta quarta-feira, por exemplo, centenas de chineses, adolescentes na maioria, aguardavam o craque na chegada ao Hotel Intercontinental, em Pequim.
Kaká sabe da admiração que desperta nos chineses.
- Vim jogar pelo Real Madrid na China e foi impressionante a reação dos torcedores. O estádio lotado, várias faixas com meu nome e o torcedor gritando sem parar. Fiquei até surpreso com tanto carinho - declarou ao site oficial da CBF.
O que Kaká não sabia é a razão para o tamanho dessa paixão. Sebastião, o autor do livro, é quem explica o tamanho da idolatria dos asiáticos pelo meia brasileiro.
- Claro que um dos motivos é o grande futebol que ele joga. Mas o que determina mesmo essa admiração é que ele é um cara simpático, bonito mesmo, ainda mais para o padrão asiático de estética - explicou.
O chinês conta como nasceu a ideia de escrever o livro e como foi o processo de apuração até ver sua obra pronta.
- Fiquei dois anos pesquisando e escrevi o livro agora, em 2014. Meu objetivo foi ajudar, incentivar o Kaká no momento difícil que ele atravessou na carreira, quando ficou sem jogar no Real Madrid. E é também uma homenagem a uma pessoa que é tão querida no meu país.