Após dois anos parado convivendo com lesões, Johnny Eduardo voltou em grande estilo ao Ultimate, com um nocaute sensacional sobre o americano Eddie Wineland, em maio deste ano. Com este triunfo, ele chegou a sua melhor colocação no ranking do Ultimate, aparecendo na oitava posição geral. Porém, com dores no ombro esquerdo, foi obrigado a passar por uma cirurgia que o afastará das competições até 2015. De olho no retorno, o brasileiro já tem um próximo adversário na mira e declarou guerra a equipe Alpha Male, liderada por Urijah Faber.
Em entrevista ao LANCE!Net, o atleta da Nova União não engoliu as provocações que o time americano fez com Renan Barão, após sua derrota para TJ Dillashaw e também as alfinetadas de Chad Mendes a José Aldo. Dessa maneira, o brasileiro afirmou que sua maior vontade é resolver essa situação com o principal nome da academia: Urijah Faber.
- Eu vou entrar nessa guerra contra a Alpha Male. Fiquei muito chateado com o que fizeram com o Barão, que é meu amigo, e isso mexeu comigo. Quero enfrentar o Faber, mais conhecido como anão da casa da branca de neve (risos). Quero quebrar ele. Ele é o cara que mais falou e vai sofrer as consequências disso. Vou fazer igual a Bethe Correia, que pegou todas as protetoras da Ronda para chegar nela. Quero pegar todo mundo da casa dos anões até chegar nele e arrancar sua cabeça - disse o peso galo ao L!Net, em conversa por telefone.
Sobre sua recuperação, Johnny não poupou elogios ao time que o acompanha nesta etapa. De acordo com o lutador, era necesssário dar esse tempo para ficar 100% para suas próximas apresentações, já que o ombro é uma área delicada, e garante que até o fim do ano volta aos treinamentos normalmente, visando pisar novamente no octógono em março do ano que vem.
- Estou na fase final de fisioterapia. Lesão no ombro é um negócio bem chato, porque te limita em alguns movimentos e estou focando para fortalecer a musculatura para voltar a treinar. Até o fim do ano, com a ajuda do meu médico Rickson Moraes e a fisioterapeuta Alexandra Ramundo, estou voltando a fazer todas as atividades normalmente. Minha meta é voltar a lutar em março de 2015. Não vejo a hora de voltar - revelou o atleta que tem 27 vitórias na carreira.
Apesar de ser obrigado a se retirar as competições no seu melhor momento no Ultimate, Johnny Eduardo não se frustra e sabe que tem condições de subir ainda mais na divisão. Segundo ele, depois de ficar os dois anos ausente, sua cabeça voltou mais fortalecida e agora não será diferente.
- Acredito que tudo acontece no seu tempo. Precisava fazer urgente essa cirurgia no ombro e tive que parar. Mas quando fiquei parado por dois anos por isso, me fortaleci e aumentei a minha vontade de lutar. Agora estou entre os oito primeiros e quero brigar para chegar entre os cinco e futuramente ser o número um. Estou com o reconhecimento da organização e sei que minha hora vai chegar. Me sinto capaz de brigar com qualquer um - completou o especialista em muay thai.