Um jovem jogador indiano morreu na quarta-feira em consequência de uma parada cardíaca sofrida durante um jogo na cidade de Bangalore, no sul da Índia, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.
Identificado como D. Venkatesh, 27 anos, acabava de entrar em campo em uma substituição no jogo de sua equipe, os Bangalore Mars, contra South Western Railway.
- Ele entrou em campo e em menos de cinco minutos passou mal. Recebeu o primeiro atendimento no gramado - explicou o árbitro, A. Lawrence, citado pelo jornal local "The Hindu".
Conforme a imprensa indiana, Venkatesh foi levado de triciclo para um hospital próximo, onde foi declarado morto logo após sua chegada por morte súbita.
A partida foi jogada até o final, o que gerou protesto do público presente assim que soube da morte do jogador, obrigando as autoridades a suspender o próximo confronto.
No estádio não havia ambulância, exigência para todas as categorias de futebol na Índia, profissionais ou amadoras, como no caso deste jogo, válido pela terceira divisão regional.
- Havia uma obra para troca de tubulação de água nos arredores do estádio e por isso a ambulância não estava no lugar - disse à Agência Efe o secretário da Associação de Futebol da Região Meridional de Karnataka, E. Krishna Narayana.
- Lamentamos profundamente o que aconteceu. Isto não voltará a se repetir no futuro - desculpou-se Narayana, quem revelou que a família do jovem receberá indenização do equivalente a US$ 1.950.
Em 2004, o atacante brasileiro Cristiano Sebastião de Lima Júnior, conhecido na Índia como Júnior, também teve mal súbito e morreu em Bangalore.
No último sábado, o meia do Bolton Fabrice Muamba, de 23 anos, sofreu uma parada cardíaca no estádio inglês de White Hart Lane e foi internado em um hospital. O estado do jovem é estável.