Abel Braga está agora com quatro coringas na mão, mas Jean não está muito afim de brilhar pela tão decantada versatilidade. Apresentado na última segunda-feira em Mangaratiba (RJ), o jogador deixou claro que não gostaria de ser utilizado preferencialmente como lateral-direito, como aconteceu muitas vezes nos tempos de São Paulo.
– Eu vim contratado para o meio de campo. É claro que estou aqui para ajudar, vim para ser campeão pelo Fluminense, mas gostaria de atuar como volante. Ainda não tive a chance de conversar com o Abel sobre isso, mas prefiro atuar no meio. Foi a posição onde eu mais me destaquei. O meu negócio é jogar como volante – afirmou.
O jogador se junta a novos companheiros que também são conhecidos por poderem atuar em duas posições diferentes. Edinho, Marquinho e Wellington Nem possuem a característica como arma na briga por um espaço no disputado elenco tricolor. Até mesmo Souza, que esteve bem perto de deixar o Fluminense no fim do ano, também possui alguma força por conta disso.
Provavelmente, a preocupação de Jean em não atuar na lateral-direita seja o medo de que aconteça nas Laranjeiras o mesmo que lhe ocorreu no Morumbi. Inicialmente improvisado, foi ficando na lateral e perdendo prestígio com a torcida são-paulina por conta das atuações inferiores em comparação as dos tempos de volante: – Fiquei muito feliz pela valorização que o Fluminense me deu, o clube mostrou muita disposição em me contratar. Já disse à diretoria que se me deixarem me preocupar apenas com o futebol, vou valer a pena.
Polivalência dos atletas tricolores dentro de campo tem pontos fortes e fracos
Edinho
Como volante, se posiciona bem no campo, mas não tem bom passe para iniciar as jogadas. Atuando como zagueiro, é bom no combate direto mas não vai tão bem nas bolas aéreas.
Jean
Outro volante de origem, não tem na marcação sua melhor característica. Chega bem na frente. Por dar opção ao ataque, atua como lateral-direito, mas precisa aperfeiçoar a finalização.
Wellington Nem
Camisa 10 nas divisões de base pela habilidade, avançou dentro de campo e virou atacante no Figueirense. Em Floripa descobriu ter o faro de gol apurado. Marcou nove gols no Brasileiro-2011.
Marquinho
Meia-esquerda titular do Flu, tem qualidade no cruzamento e no chute. Quando usado na lateral, sofre na marcação, mas a bola chega com facilidade na área adversária.
Bate-Bola com Jean, volante do Fluminense, em entrevista coletiva
1) Qual o objetivo com a chegada ao Fluminense?
Meu primeiro pensamento é ser campeão. Chego aqui com esse objetivo. Quero fazer história pelo Fluminense e conquistar todos os títulos que disputarmos. Temos condições para isso.
2) Guarda alguma mágoa do São Paulo?
O São Paulo me deu todas as condições que um clube pode dar a seus jogadores. Sou muito grato por isso, por essa formação. Apareci muito bem lá. Mas chega determinado momento que surge outra equipe que quer lhe valorizar mais.
3) Sente-se valorizado nas Laranjeiras?
O Fluminense só me valorizou mais. Hoje sou grato ao Flu por poder vestir esta camisa.